A proteção dos trabalhadores deve ser a prioridade das empresas nas ações de segurança do trabalho. E para a atividade de soldagem não é diferente, pois a ela se aplicam as Normas Regulamentadoras 6 e 18. Elaboradas pelo Ministério do Trabalho, ambas se complementam ao descrever como a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLTs) podem ser aplicadas na prática.
Enquanto a NR 6 indica o uso correto de equipamentos individuais de proteção (EPIs), como as máscaras de solda, a NR 18 discorre sobre a importância da prevenção de condições inseguras no ambiente em que as soldagens são realizadas. Confira a seguir os detalhes que vamos dividir com vocês sobre cada NR e a sua aplicação na prática para empresas e trabalhadores.
O que são condições inseguras pela NR 18?
Avaliando as condições físicas e mecânicas do local de trabalho ao qual os colaboradores estarão expostos, condições inseguras na soldagem são aquelas que permitem ou causam acidentes. Aliás, vale lembrar da diferença de condição insegura, que são os perigos constatados e possíveis de evitar, e perigo inerente, que é aquele que você tem consciência, mas não pode evitar.
Entre as condições inseguras mais comuns no ambiente de trabalho estão:
- Falta de equipamentos de proteção individual (EPI);
- Proteções inadequadas ou com defeito;
- Falta de proteção em máquinas e equipamentos;
- Instalações elétricas inadequadas ou com defeito;
- Deficiência de máquinas e ferramentas;
- Passagens perigosas;
- Alto nível de ruído;
- Má limpeza / falta de limpeza;
- Iluminação inadequada;
- Risco de incêndio ou explosão.
Conforme a NR 18, cabe ao empregador analisar essas condições e aplicar medidas de proteção para os seus colaboradores durante a atividade profissional. Por meio de profissionais da área de segurança do trabalho, devem ser analisados os riscos e condições para evitar acidentes, incluindo orientações sobre o uso de EPIs.
EPIs para soldador segundo a NR 6
A NR 6 indica o uso de equipamentos de proteção individual em atividades de trabalho que exponha a segurança das pessoas ao risco. E nas atividades de solda, há alguns equipamentos que têm por objetivo reduzir esses riscos aos quais o soldador se expõe.
Confira cerca de 10 EPIs da NR 6 para soldador:
- Máscaras de solda e filtros de máscaras;
- Luva de segurança;
- Protetor auricular;
- Avental;
- Touca;
- Perneiras;
- Mangote de proteção;
- Blusão de raspa ou casaco soldador;
- Botas de couro;
- Máscara de proteção.
Um colaborador bem paramentado corre menos riscos de sofrer ferimentos graves em caso de acidente. Nesse caso, as máscaras de solda ganham destaque pelo seu uso para proteção da face assim como o uso combinado com respiradores. Confira!
Os EPIs indispensáveis do soldador
Entre todos os equipamentos de proteção para a soldagem, as máscaras de solda são as primeiras a serem identificadas, por serem algo exclusivo dessa atividade de trabalho. Elas são itens obrigatórios nas operações envolvendo soldas, sejam elas da área industrial, autopeças, construção civil, automóveis entre outras áreas.
As máscaras de solda são fabricadas em material resistente a fontes de calor extremas. Há também diferentes tipos com mudanças no tamanho dos visores assim como dos filtros de máscaras, para se adequarem às atividades a serem desempenhadas.
Entre os principais modelos estão a Máscara de Solda Automática e a Máscara de Solda Passiva. Confira!
Máscara de Solda Automática
Esse modelo de máscara de solda tem um visor que clareia e escurece de forma automática conforme a luz presente no local em que está. Na prática, o visor escurece na presença da luz do arco elétrico da soldagem, isso protege os olhos de quem estiver trabalhando ou auxiliando o trabalho.
No entanto, por ser automática, ao finalizar a solda o visor volta ao estado claro. E isso possibilita a quem estiver soldando uma visão perfeita do que fez, otimizando tempo ao passo em que não precisa ficar tirando e colocando máscara a cada nova soldagem.
Máscara de Solda Passiva
Esse modelo de máscara tem um filtro escuro no lugar do visor. Nesse caso, a máscara de solda passiva já é escura por si só, e protege a face e pescoço do colaborador durante a soldagem.
A diferença está em que para visualizar com clareza o trabalho feito, o soldador precisa retirar a máscara do rosto para ver, já que o filtro escuro não permite total percepção do trabalho realizado.
Máscara de solda 3M™ – o seu EPI na Corsul
Como a segurança no trabalho é uma responsabilidade das empresas, escolher as melhores opções de EPIs do mercado para atender a sua equipe faz toda a diferença. Equipamentos de qualidade garantem produtividade com menor risco de acidentes.
E as Máscara de solda 3M™ são destaques no segmento, elas são do modelo automático, que permite a visualização do trabalho sem a retirada e colocação do equipamento a cada momento. Veja os modelos disponíveis na Corsul.
- Máscara de solda 3M Speedglas™ 9100 FX Air é ideal para quando além da proteção à radiação e luz intensa, o usuário necessita de uma proteção respiratória mais elevada para realizar a atividade. Este modelo de máscara é compatível para uso com o sistema motorizado ADFLO ou com o sistema de linha de ar mandado, possui defletor móvel de ar, utiliza filtros de luz, além do sistema de engate rápido 3M QRS.
- Máscara 3M™ Speedglas™ 9100 com Filtro 9100X desenvolvida para processos de solda mais intensos e exigentes, essa máscara possui a capacidade de proteger os olhos e a face dos colaboradores contra radiações, calor e fagulhas, sem prejudicar a visão clara e precisa do trabalho. Oferece duas opções de filtro de luz para melhor adaptação ao trabalho, possui 7 níveis de sensibilidade ajustáveis pelo usuário, garantindo maior confiabilidade na detecção do arco elétrico, e opções de ajustes que deixam o uso o mais confortável e conveniente possível.
- Máscara de solda 3M™ Speedglas™ 100V traz consigo um excelente desempenho e possui um melhor custo-benefício, sendo opção alternativa para usos onde a exposição a risco é menor e menos constante. Possui filtro de luz com 5 níveis de tonalidade escura ajustáveis, 3 níveis de sensibilidade de detecção de arco ajustáveis, tonalidade 3 no modo ligado claro e oferece excelente proteção, conforto e performance.
- Filtros de máscaras 3M™ para reposição nos 3 tipos de visores de máscaras de solda. Afinal, com o EPI em dia se garante proteção contra queimaduras e danos aos olhos.
Para que você tenha equipamentos adequados seguindo a NR 18 e a NR 6, que entreguem o resultado máximo, entre em contato com a Corsul e peça para saber mais sobre as Máscaras de solda 3M™.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.