Em 2021, os dedos foram a parte do corpo mais atingida em acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esses casos ocorrem, muitas vezes, por conta da imprudência associada ao não uso de luvas de proteção, sendo este um item que faz parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios em diversas atividades.
O Ministério do Trabalho dispõe de 35 normas regulamentadoras (NRs) que indicam os tipos de EPIs existentes, quais são os seus usos e necessidades. E a NR6 descreve sobre o uso de EPIs, entre os quais podemos destacar as luvas, que são aliadas essenciais para garantir a integridade de dedos, mãos e punhos dos trabalhadores.
O que são os EPIs?
As empresas que se preocupam com o bem-estar físico de seus funcionários geralmente implementam práticas para mantê-los seguros no trabalho. Os Equipamentos de Proteção Individual fazem parte dessas práticas, e tornam-se uma sinalização que indica que o espaço foi considerado no que diz respeito à segurança do trabalhador.
A utilização dos EPIs mostra que existe um compromisso entre a empresa e o colaborador. Isso sinaliza que ambos estão comprometidos em reduzir os danos que podem ser causados pelos perigos oferecidos de uma atividade realizada e promove a segurança no trabalho.
Conheça os tipos de luvas de proteção
As luvas de proteção podem ser utilizadas para as mais diversas atividades, como manutenção industrial/predial, limpeza geral/industrial, serviços de jardinagem, trabalhos com pintura, entre muitos outros. Afinal, elas são EPIs essenciais para a proteção das mãos do colaborador.
E há vários tipos de luvas, feitos com diferentes tipos de materiais para atender aos graus de proteção necessários para cada atividade realizada. Afinal, as luvas precisam evitar os riscos de ferimentos ocasionados por contato direto como, por exemplo, em contato com objetos cortantes e perfurantes, entre outros.
Conheça alguns dos usos para os quais as luvas de proteção são indicadas:
- Proteção contra agentes abrasivos e escoriantes;
- Agentes cortantes e perfurantes;
- Risco de choques elétricos;
- Agentes térmicos;
- Agentes químicos;
- Radiações ionizantes;
- Mãos contra vibrações;
- Contra umidade proveniente de operações com uso de água;
- Mãos contra radiações ionizantes.
Inclusive, esse EPI pode ser parte da composição de um conjunto de equipamentos de proteção que o trabalhador deve utilizar para realizar uma atividade na empresa. Essas e outras orientações constam no conjunto de NRs.
A responsabilidade de gestão de EPIs é da empresa
As empresas são as responsáveis por adotar medidas que colaborem com a saúde e bem-estar dos colaboradores durante a sua jornada de trabalho. Inclusive, há orientações específicas aos empregadores quanto à gestão de EPIs.
A NR6 prevê que as organizações devem adquirir o tipo de EPI adequado ao ambiente de trabalho, fornecer ao colaborador e exigir o uso. Na etapa do fornecimento, a empresa precisa registrar a entrega de forma física ou digital para ter meios de comprovação ao Ministério do Trabalho de que estava seguindo as obrigações.
Além disso, é necessário realizar treinamentos de instruções de uso aos colaboradores que precisam utilizar EPIs, bem como repassar orientações de guarda e conservação dos equipamentos. Em caso de necessidade de limpeza, a empresa fica com a responsabilidade desse processo, além da troca imediata de qualquer item fora das condições ideais de uso.
Qual luva de proteção devo comprar para a minha atividade?
Além de todas as instruções que você pode encontrar diretamente nas NRs, que ditam as regras das atividades laborais e uso de EPIs, você pode contar com a Corsul, que é parceira de longa data no fornecimento de equipamentos de proteção para pequenas empresas e grandes negócios.
Confira algumas opções de luvas Ansell que se adequam às necessidade de trabalhos leves e pesados, atendendo desde a jardinagem até o segmento metalmecânico.
Modelo: EDGE 48-705 – CA 35.708
Luva Ansell para riscos mecânicos, elevada proteção à corte, para manuseio de chapas, uso de ferramentas cortantes, trabalhos de precisão, para contato com peças com pouco óleo e graxa, sem necessidade de imersão em soluções líquidas.
Modelo: Alphatec 37-310 – CA 42.997
Luva Ansell reutilizável para atividades como: limpeza geral, manutenção mecânica, pintura, trabalhos mecânicos com presença de produtos químicos, óleos, graxa e solventes.
Modelo: Hyflex 11-840 – CA 33.392
Luva Ansell para riscos mecânicos de alta destreza, boa proteção contra abrasivos, trabalhos de precisão, para contato com peças com pouco óleo e graxa, sem necessidade de imersão em soluções líquidas, manuseio de peças pequenas, parafusos e porcas.
Para mais instruções de uso correto de EPIs para proteção das mãos, entre em contato com a Corsul.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.