Nas atividades industriais e serviços metalomecânicos os membros superiores são muito exigidos, independentemente do trabalho, seja apertando um parafuso ou operando uma máquina.
Além disso, em muitas dessas atividades existe um alto risco de lesões. Em alguns casos pode ocorrer até a perda total do membro, levando a uma redução considerável da capacidade laboral desse colaborador.
Por esse motivo, conhecer os potenciais riscos envolvidos nas atividades das áreas metalomecânicas é fundamental, pois irá facilitar a proteção e, em muitos casos, melhorar a performance de trabalho.
Nesse artigo, você vai conhecer um pouco sobre os riscos presentes nas operações metalomecânicas e as formas de proteção mais eficazes, mantendo o conforto dos membros do colaborador. Vamos lá?
Risco de corte e perfuração
O risco de corte está entre os mais presentes nas atividades metalomecânicas. De pequenos a grandes cortes, ele pode incapacitar temporariamente ou permanentemente uma pessoa a trabalhar.
Quando o corte é leve, o risco é reduzido, sendo necessário cuidar apenas para não ocorrer infecção na área atingida. Contudo, em cortes mais profundos, nervos podem ser atingidos, reduzindo a capacidade do membro ou levando à perda total de movimento.
Já em casos mais graves, a amputação de um membro por corte pode levar a redução considerável da capacidade laboral, além da qualidade de vida desse colaborador.
Isso vale para as perfurações também. Quando a perfuração é pequena, como com pequenos pregos ou hastes, o cuidado é somente com risco de infecção, mas em casos de perfuração profunda, a perda de movimento pode acontecer.
Desta forma, proteger as mãos e os braços contra esse tipo de lesão se torna vital para a empresa e para o colaborador.
Proteção para cortes e perfurações
Para evitar esses problemas, o ideal é fazer uso de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) específico, como a luva EDGE 48-702 da Ansell.
A luva EDGE 48-702 é ideal para qualquer tarefa em ambientes secos ou ligeiramente oleosos que possuam risco de corte ou abrasão.
Além disso, como ela possui um acabamento nitrílico, mantém excelente sensibilidade tátil e destreza, o que permite trabalho com peças pequenas como parafusos, usados no ramo automotivo.
Um diferencial da luva EDGE 48-702 é que a sua malha é respirável, ou seja, ela mantém as mãos frescas e secas.
Além de proteger as mãos, também é necessário proteger os braços contra os cortes e perfurações. Por isso, para facilitar os trabalhos laborais a Ansell desenvolveu o mangote Hyflex 11-251.
Esse mangote conta com a tecnologia INTERCEPT TM da Ansell. Ele é feito sem costura, dando mais conforto para ser usado o dia todo. Além disso, a tecnologia é ideal para proteção ao corte e abrasão.
Assim, o mangote Hyflex é indicado para diversas tarefas, tais como manuseio de chapas, trabalho com peças afiadas, trabalho com vidro, etc.
Risco de esmagamento
Outro risco presente no dia a dia dos trabalhos em empresas do ramo metalomecânico é o esmagamento, principalmente em atividades que envolvem peças pesadas, acima de 10 kg, por exemplo.
Nessas atividades é comum que peças venham a cair sobre as mãos, causando lesões nas extremidades ou na mão como um todo.
Alguns casos de quedas de peças sobre as mãos podem conduzir à amputação por esmagamento completo. Devido a esse alto risco, é ideal manter as mãos protegidas contra possíveis acidentes desse tipo.
Proteção contra impactos e esmagamento
Para ajudar a proteger as mãos contra impactos por quedas de peças e esmagamento, a Ansell está lançando a luva EDGE 48-905.
Essa solução da Ansell vem com um sistema de bumpers em PVC, que reduzem significativamente o risco de lesões por esmagamento ou impactos de peças.
Além disso, conta com uma camada de repelência a óleo, o que a torna ideal para trabalho de manutenção de grandes máquinas e atividades de perfuração.
Se você quer saber mais sobre as soluções de segurança apresentadas aqui ou sobre outros equipamentos de proteção, entre em contato com um especialista Corsul pela linha direta. Tenho certeza de que seremos ótimos parceiros.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.