Conheça os riscos da exposição ao calor e como prevenir seus colaboradores

15 jun
2022

O calor é um dos fatores que mais influenciam na produtividade da indústria e o uso inadequado do EPI de proteção contra o calor pode contribuir para uma piora da saúde e bem-estar do trabalhador, bem como o seu rendimento.

Além de afetar a saúde e potencialmente a integridade física do colaborador, a exposição ao calor acaba gerando também uma redução do desempenho de produção, visto as limitações do ser humano.

Desta forma vamos abordar nesse post, os riscos que o calor pode gerar, os limites previstos em lei e qual o EPI adequado a trabalhos em ambientes de alta temperatura. Continue a leitura e saiba mais.

Os riscos do calor para o trabalhador

Em alguns segmentos industriais, o calor é um fator presente e necessário, como metalúrgicas, siderúrgicas, empresas alimentícias e outras.

Como o corpo humano tem uma limitação a quantidade de calor que pode suportar, é necessário conhecer quais os riscos o trabalho em altas temperaturas pode apresentar. Somente dessa forma é possível determinar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado a cada situação e risco.

De acordo com a NR 15, trabalhos realizados em ambiente com fontes geradores de calor, devem ser avaliados conforme regras do Anexo 3. Isso é devido ao fato dos riscos envolvidos no trabalho com calor, tais como:

  • Desidratação;
  • Exaustão física e esgotamento mental;
  • Queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau;
  • Infertilidade masculina;
  • Perda de consciência;
  • Outras.

Tolerância a exposição ao calor

Para minimizar os riscos é indicado que não seja ultrapassada a temperatura indicada na figura 1 de acordo com o regime de trabalho. Contudo, caso não seja possível seguir essa recomendação, outras providências devem ser tomadas, como o uso correto dos EPIs.

Figura 1 Tabela limite de tolerância para exposição ao calor. Fonte: Hércules

Figura 1 Tabela limite de tolerância para exposição ao calor. Fonte: Hércules

Trabalho em alta temperatura e o EPI adequado

Quando o limite de tolerância mostrado na figura 1 é ultrapassado, é necessário que medidas protetivas adicionais sejam tomadas. Isso vai fazer com que o trabalhador tenha as melhores condições para realizar a tarefa, sem pôr em risco sua saúde ou integridade física.

Assim, para trabalhos em altas temperaturas é necessário que se tenha os EPIs adequados e que sejam utilizados de forma certa, para obter o máximo de proteção térmica e permitir um melhor desempenho na realização das atividades durante a exposição ao calor.

Capa aluminizada Hércules

A roupa de proteção Capa 7/8 da Hércules sem forro com alta proteção a agentes abrasivos, é ideal para trabalhos em indústrias metalúrgicas ou de vidro, suportando temperaturas de até 1.600 ºC.

O Avental conta também com proteção contra respingos metalúrgicos e calor radiante, com mangas compridas e ajustáveis em velcro.

Capuz de segurança aluminizado Hércules

Para a proteção adequada da cabeça, o capuz de segurança aluminizado da Hércules conta com carneira acoplada em máscara Celeron, além de visor em policarbonato escuro para um trabalho, permitindo maior visão e mobilidade.

O capuz permite uma proteção completa da cabeça e pescoço contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos, como os provenientes de processos de fundição.

Avental tipo barbeiro Hércules

Para uma melhor proteção do corpo, o avental tipo barbeiro da Hércules é a solução ideal. Ele é aluminizado e possui ajuste de cintura e elástico nas costas. A proteção térmica é de até 1.600 ºC.

Luva de aproximação KCA Hércules

Para proteger as mãos contra o calor, as luvas de aproximação KCA (para-aramida carbono aluminizado) são excelentes para trabalhos em temperatura de até 1.600 ºC, tendo forro térmico em tecido de feltro agulhado e forro de contato em algodão.

A luva aluminizada Hércules é indicada para atividades de aproximação de fornos, oferecendo alto desempenho e destreza para o trabalhador.

Perneira em KCA Hércules

Para não deixar os membros inferiores sem proteção ou com proteção reduzida, a linha Hércules de proteção para trabalho em alta temperatura ainda conta com a perneira confeccionada em KCA. Ela possui fecho lateral em velcro para maior conforto e suporta trabalho em temperatura de até 1.600 ºC.

Indicado para locais que possam ter respingos e agentes térmicos, tais como escória ou fagulhas de soldagem em alta temperatura.

A Corsul conta com a linha completa Hércules para trabalho em altas temperaturas. Aqui você encontra os melhores EPIs para garantir a saúde, bem-estar e segurança de toda a sua equipe, seguindo as determinações da NR 15.

Entre em contato com a Corsul e peça para saber mais sobre os equipamentos Hércules para trabalho em altas temperaturas e exposição ao calor.

Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite
Corsul - o que fazemos envolve você
Precisa de ajuda?