A proteção das mãos com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável na realização de trabalhos com riscos. Em 2021, as partes do corpo mais atingidas em acidentes de trabalho foram as mãos e os dedos, que totalizaram 31% de todos os casos comunicados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estima-se que esse número seja ainda maior devido a subnotificação, gerada pelos trabalhos autônomos.
Entre os principais riscos estão as atividades industriais que envolvem altas temperaturas, com destaque para os processos de soldagem, que são alguns desses agentes que exigem a proteção contra o calor. Para isso, investir no uso de EPIs adequados é muito importante.
Confira a seguir como minimizar e garantir a segurança no trabalho com o mapeamento de riscos e uso adequado de equipamento de proteção.
Normas Regulamentadoras – proteção no trabalho e responsabilidades
Para instruir você sobre as responsabilidades legais que a sua empresa deve cumprir na questão de proteção e segurança no trabalho, confira um resumo do que algumas NRs indicam sobre o assunto.
● NR 01 – gerenciamento de riscos ocupacionais
A norma indica as responsabilidades tanto do empregador como do colaborador. O empregador deve mapear os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho, elaborar e aplicar medidas de prevenção para eliminar ou reduzir tais riscos, incluindo o uso de EPIs. Já os colaboradores devem seguir as ordens do empregador, incluindo o uso de EPIs.
● NR 03 – embargo e interdição
Neste caso, o Ministério do Trabalho verifica se uma empresa está apta a resguardar os trabalhadores de perigos e pode impedir o funcionamento caso não esteja.
● NR 06 – uso de EPIs
Apresenta os equipamentos de proteção necessários para cada atividade de trabalho que apresente riscos, bem como o uso destes para cada parte do corpo exposta.
● NR 34 – trabalho a quente
Nesta norma são indicadas quais são as atividades a quente como soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignição tais como aquecimento, centelha ou chama.
Em resumo, para proteção das mãos contra altas temperaturas há indicação do uso de luvas para proteção contra agentes térmicos.
Por que usar luvas de proteção na hora de soldar?
Mais do que uma obrigação instituída em lei ou de uma simples proteção, as luvas durante o processo de soldagem também possibilitam a realização do trabalho com conforto. Claro, que diante de circunstâncias limitadas, mas com a redução de riscos e melhora no conforto térmico.
Para quem trabalha o dia inteiro com essas atividades expostas a altas temperaturas, poder reduzir o calor enfrentado é indispensável para permitir produtividade e reduzir o desgaste físico do colaborador.
Cuidar da segurança e bem-estar dos colaboradores é, além de uma obrigação, uma estratégia de negócio. Colaboradores que se sentem bem amparados pelas equipes de segurança no trabalho da empresa tendem a ser mais produtivos e a permanecerem mais tempo como parte da equipe.
E se esse ainda não for um bom argumento para você investir na segurança da sua equipe, saiba que os custos de um afastamento por conta de um acidente de trabalho são muito mais altos que o de prevenção, com o uso de um bom EPI.
Luvas de proteção contra alta temperatura Ansell
Equipamentos de proteção adequados são um investimento na saúde do colaborador e na produtividade da sua empresa. Para isso, conte com as soluções de luvas da Ansell. A mais indicada para atividades de solda e exposição ao calor são as luvas térmicas ActivArmr® 43-216.
Essas luvas térmicas industriais fornecem proteção Tipo A em trabalhos de soldagem, colagem, rebitagem, operações de metalurgia, montagem, reparo e manutenção de equipamentos.
Geralmente são muito requisitadas para proteção das mãos em atividades expostas a altas temperaturas nos setores automotivos, petróleo e gás, indústria de autopeças, fabricação de metal, montagem e manutenção de máquinas e equipamentos.
Quais os diferenciais das luvas de solda e proteção de calor da Ansell?
Os diferenciais das luvas térmicas ActivArmr® 43-216 estão em diferentes pontos que vamos listar para você:
- Possuem um desenho de polegar tridimensional aprimorado que aumenta significativamente a destreza necessária para maior controle em trabalhos de soldagem;
- O couro de vaca premium usado na fabricação e as costuras debruadas com Kevlar® garantem a durabilidade do uso;
- O forro confortável em algodão proporciona isolamento térmico e maior conforto;
- O punho longo estende a proteção ao antebraço;
- Adequadas para soldagem manual e MIG, bem como corte com maçarico e esmerilhamento.
Onde encontro luvas de proteção para comprar para empresa?
Além de todas as instruções que você pode encontrar diretamente nas NRs, que ditam as regras das atividades laborais e uso de EPIs, você conta com a Corsul, que é parceira de longa data no fornecimento de equipamentos de proteção para pequenas empresas e grandes negócios.
Confira opções de luvas Ansell e demais EPIs que se adequam às necessidade de trabalhos de soldagem e exposição ao calor.
Para mais instruções de uso correto de EPIs para proteção das mãos, entre em contato com a Corsul.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.