Quando é necessário realizar a impressão em grandes volumes, é necessário máquinas modernas e velozes. Com a evolução da tecnologia, surgiu um tipo de impressão muito mais rápida e flexível: a flexografia.
Esse tipo de impressão pode ser utilizado em diversos produtos, para os mais variados fins, como embalagens flexíveis, rótulos, entre tantos outros.
Para você entender melhor sobre flexografia vamos abordar nesse post esse método de impressão e quais suas vantagens, sem esquecer dos cuidados para obter o melhor desempenho. Vamos lá?
Afinal, o que é flexografia?
A flexografia é um processo de impressão, que consiste em transferir tinta na forma e quantidade adequada para o produto.
Para fazer a transferência é necessária uma chapa que contém o desenho a ser impresso. Essa chapa, denominamos de fotopolímero ou clichê, termo muito conhecido na indústria de impressão.
Simplificando, é como se usássemos um carimbo para fazer uma marca no papel. Só que nesse caso, o papel pode ser substituído por embalagens flexíveis, papelão ou até mesmo cerâmicas de revestimento ou técnicas.
O que é preciso para realizar uma impressão flexográfica?
Para que seja feita a impressão flexográfica da melhor maneira, é necessário que se tenha os equipamentos adequados.
Os itens mais relevantes para se fazer diversos tipos de impressão com a flexografia são:
- Tinta: para dar a cor desejada ao desenho;
- Cilindro de anilox: cilindro com microfuros que captam a tinta no tanque e a transferem, na quantidade ideal, para o clichê;
- Rolos: seguram a placa de clichê para transferir a arte de impressão;
- Clichê: contendo o desenho do que será impresso.
O clichê, que é responsável por transferir a tinta para o produto, deve ser fixado de forma adequada ao rolo, para que a impressão ocorra da melhor forma possível e com o mínimo possível de erros.
Vantagens da impressão flexográfica
A flexografia é um processo que vem evoluindo há mais de 100 anos, voltada a apresentar um alto desempenho na velocidade de impressão.
Esse tipo de processo hoje é aplicado aos mais diversos tipos de produtos, com mais relevância para embalagens flexíveis, rótulos e impressos contínuos, como papel decorado.
Além de imprimir em uma grande diversidade de superfícies, a flexografia é ideal para impressos com alto volume, já que possui uma velocidade muito alta de impressão.
Outra vantagem da flexografia é a possibilidade de utilizar vários tipos de tintas com diversas cores, possibilitando composições mais precisas e vivas.
Também é possível determinar a quantidade de tinta que será utilizada durante o processo de impressão, tornando mais previsível e assertivo. Logo, pode-se ter um custo competitivo, reduzindo desperdícios e o uso excessivo de tinta.
Cuidados necessários com a flexografia
A flexografia, por sua capacidade de troca rápida de tipo de impressão, usa chapas de transferência formadas por resinas de monômero metacrilato fotopolimerizável, os clichês. O clichê é o responsável por passar o desenho para o produto.
Caso um clichê seja danificado ou usado de forma inadequada, pode prejudicar a impressão, ou mesmo inviabilizar todo o processo.
Por isso é necessário que seja tomado o maior cuidado durante o processo de montagem do clichê em seu suporte.
Deste modo, evitar bolhas ou mesmo um descolamento do rolo de transferência é crucial para que a qualidade da impressão seja preservada e a velocidade seja a máxima possível.
Para que isso seja atingido, o uso de fitas de montagem de alta qualidade é altamente indicado. Fitas de montagem de clichês que tenham características que permitam a correta colagem do clichê ao rolo impedem o aparecimento de bolhas, por exemplo, e também suportam a alta velocidade de impressão, evitando assim o descolamento das bordas do clichê.
Outro fator que fitas de qualidade ajudam é no processo de desmontagem do clichê do rolo, que aumenta a durabilidade e vida útil do clichê, permitindo a reutilização por mais vezes.
Além de aumentar a vida útil e a aderência do clichê ao rolo, a fita de qualidade também tem a função de reduzir o esmagamento sofrido pelo clichê, facilitando a transferência de tinta e reduzindo possíveis problemas na impressão.
Fita que faz a diferença
Parceira da 3M, a Corsul conta a linha completa de fitas de montagem de clichê com exclusivo sistema 3MTM de liner microrreplicado, que servem para eliminar bolhas de ar que possam impedir a correta fixação do clichê no rolo ou deformações na impressão.
Além disso, as fitas 3M contam com diferentes níveis de adesão, facilitando a montagem e desmontagem dos clichês sem danificá-los. Outra grande vantagem é a maior gama de densidade de fitas do mercado que permite uma melhor performance nas mais variadas necessidades, entre chapados e reticulados.
Entre em contato com a Corsul para saber mais sobre a solução de fitas para montagem de clichês para flexografia.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.