Fechamento de caixas: fitas e adesivos para melhor segurança no transporte de seus produtos

11 mar
2021

Fechamento de caixas: fitas e adesivos para melhor segurança no transporte de seus produtos

11 mar
2021

O fechamento de caixas tem papel fundamental em qualquer processo de logística. As caixas precisam ser fechadas com rapidez e segurança, de forma a garantir a preservação das embalagens primárias e a integridade do produto da fábrica até a entrega. A adoção dos produtos adequados significa segurança, aumento de produtividade e redução de custos para as indústrias.

Contudo, infelizmente, são ainda comuns os relatos de problemas quanto a esse importante aspecto logístico.  

As embalagens se abrem ainda em seus depósitos, devido não só à má qualidade das fitas ou à falha durante o processo de fechamento, mas também à própria qualidade do papel, que é um aspecto fundamental para o desempenho dos materiais autocolantes. Por exemplo, um papelão com alto teor de reciclado apresenta determinadas características, como baixa rugosidade e porosidade, que impactam de forma negativa a interação entre fita e superfície.

Além disso, empresas e indústrias sofrem com problemas de furtos durante o processo logístico, o que gera prejuízos que acabam por onerar toda a produção subsequente.  Por último, há ainda os problemas enfrentados devido ao uso de fitas e adesivos inadequados a altas ou baixas temperaturas.

Por isso, é extremamente importante escolher os materiais de qualidade para um fechamento perfeito das caixas. É oportuno notar que as fitas adesivas representam, em média, por volta de 1 a 2% do valor de uma mercadoria, mas podem gerar 100% de perda caso uma caixa se abra no meio do transporte. A boa notícia é que hoje já existem equipamentos e produtos para atender complemente às necessidades dos mais variados tipos de indústrias.

Referência em soluções para embalagem no Brasil, a 3MTM, parceira da Corsul, tem em seu catálogo produtos para o fechamento de caixas que se adaptam dos processos dos mais simples aos mais complexos. São vários tipos de fitas adesivas, aplicadores manuais e fechadores automáticos, que podem melhorar a qualidade e eficiência do fechamento.

No post de hoje, apresentamos algumas dessas principais aplicações. Se você procura por soluções de fechamento que preservem a integridade do produto, reduzam custos, otimizem insumos e injetem mais rapidez aos processos, então este post é para você. Vem conferir!

Fitas BOPP 3MTM

“BOPP” é a sigla inglês para “Bi-axially Oriented Polypropylene” – ou, em português, “película de polipropileno biorientada”. A principal vantagem desse tipo de material é a sua alta resistência e baixa densidade. Isso significa que o seu uso é adequado não só em aplicações para ambientes secos, mas também para locais úmidos, como câmaras frias e frigoríficos.

A 3MTM conta com a linha BOPP de fitas adesivas que garantem a chegada do seu produto com segurança da fábrica até o cliente final. Desenvolvidas para as mais variadas aplicações e níveis de criticidade, elas têm um desenrolamento suave e fácil e garantem a inviolabilidade mesmo em condições de baixa temperatura, como em embalagens de alimentos congelados. Assim, você resolve de vez os seus os problemas de violação de caixas após o fechamento.

Vejamos, a seguir, dois destaques da linha BOPP.

Fita adesiva de BOPP 5899 TartanTM

Imagem1

Esta fita adesiva é indicada para o fechamento de caixas leves, com baixo nível de manuseio e transporte. Ela pode ser também usada como reforço de caixas e pacotes em geral, garantindo sustentação às embalagens.

Extremamente fina e disponível nas cores transparente, marrom e impressa (personalizada), a 5899 TartanTM é desenvolvida com base na tecnologia do adesivo Hot-Melt, um polímero econômico e livre de solventes, que garante uma forte aderência por muito mais tempo.

Outro diferencial desta fita é a alta resistência ao cisalhamento, fazendo com que ela mantenha a embalagem fechada por mais tempo. A aplicação pode ser feita com dispensadores manuais e equipamentos semiautomáticos ou automáticos.

Fita Adesiva de BOPP 373 Scotch®

Imagem2

A 373 Scotch® é indicada para aplicações que necessitem de alta performance. Esta fita oferece grande segurança no fechamento de embalagens, mesmo nas aplicações mais exigentes, como a de cargas de alto valor agregado e os produtos dos mercados frigorífico, farmacêutico, eletroeletrônico e químico, entre outros. É indicada ainda em casos que envolvem alta criticidade no transporte.

Produzida com adesivo à base de resina e borracha sintéticas e coberta com o sistema Hot-Melt, a 373 Scotch® resiste à abrasão, à umidade, à raspagem e a diversos produtos químicos. A aplicação pode ser feita com dispensadores manuais e equipamentos semiautomáticos ou automáticos. Está disponível nas opções marrom e transparente, podendo ser lisa ou impressa (personalizada).

Fechadores de Caixa 3MTM

Os Fechadores de Caixa 3MTM garantem muito mais rapidez, eficiência e padronização ao processo logístico. Eles podem ser usados na sua indústria por meio de um sistema de comodato, com base em um contrato de fornecimento no qual a 3MTM fornece o projeto, os equipamentos e a manutenção preventiva e corretiva, como contrapartida à compra de insumos.

Assim, comodato é sinônimo de qualidade e redução de custos. A indústria contratante passa ainda a contar com um time de especialistas em soluções de engenharia, que entendem as suas necessidades e projetam e executam soluções customizadas.

Vejamos a seguir dois modelos que são destaque na linha de Fechadores de Caixa 3MTM.

700A

Imagem3

Ideal para linhas de empacotamento contínuas e de alta velocidade, o modelo 700A conta com características avançadas que permitem uma perfeita aplicação em caixas de papelão (tipo maleta), fechando cerca de 30 caixas por minuto e aumentando a produtividade de sua linha de empacotamento. Ele comporta fitas de larguras acima de 50 mm e caixas com maiores dimensões, com largura de até 64,5 cm.

Os seus exclusivos cabeçotes AccuglideTM aplicam a fita adesiva com leveza, eficiência e uniformidade. O design moderno garante um fechamento seguro e de baixo impacto, mesmo para caixas de papelão leves.

700R

Imagem4

O Fechador Automático 700R da 3MTM é a solução ideal para linhas de empacotamento que apresentam variação aleatória nos tamanhos das caixas. Com uma tecnologia avançada e em um sistema pneumático, esta máquina se autoajusta a diferentes larguras e alturas e fecha até 15 caixas/minuto automaticamente.

Fitas filamentosas e de reforço

As Fitas Filamentosas da 3MTM têm lugar de destaque mundial na área de reforço de caixas. A linha conta com aplicações que vão das mais leves até as mais pesadas, das superfícies limpas até as levemente oleadas. Sendo assim, as fitas podem usadas em aplicações de enfeixamento, fixação e agrupamento e, principalmente, na fabricação de rasers e umbilicais do mercado petrolífero, devido a uma altíssima resistência à tração.

Elas resistem também às variações de temperatura, oferecendo ótima estabilidade após aplicação.

Vejamos dois destaques a seguir.

Fita Filamentosa 3M™ Scotch® 8934

Imagem5

Imagem6

A Fita Filamentosa 3M™ Scotch® 8934 conta com dorso de polipropileno transparente e é reforçada com filamentos contínuos de vidro, capazes de fornecer alta resistência à tração.

Formulada para aderir a superfícies de caixas de papelão, a Fita 8934 é indicada também para a emenda de chapas, para a amarração de vergalhões e tubos de PVC, para o enfeixamento de tubos e barras metálicas, para a paletização de embalagens e para o reforço de caixas com clipes em L e C.

Fita Filamentosa 3M™ Scotch® 8809

Trata-se de uma fita filamentosa de alto desempenho.

Reforçada com filamentos de poliéster, a Scotch® 8809 tem elevada resistência à tração, ao impacto e ao corte. O seu adesivo também apresenta um bom equilíbrio nas propriedades de adesão, permitindo que seja usado em aplicações para fechamento de caixas em clipe L e caixas do tipo display.

 

Dispensadores manuais 3M™

Os dispensadores manuais 3M™ garantem uma aplicação muito mais fácil, rápida e uniforme das fitas adesivas.

Vejamos a seguir três modelos.

Dispensador Manual de Fita Adesiva 3M™ H-180

 Imagem7

O modelo H-180 é feito de metal e plástico e tem diâmetro interno da arruela de 76,2 mm. É utilizado na aplicação das fitas de empacotamento com largura de até 50 mm e comprimento de até 100 m. Ideal para uso na indústria, oferece boa resistência ao impacto.

Dispensador Manual de Fita Adesiva 3M™ H-190

Imagem8

O H-190 é um dispensador manual de plástico, que comporta fitas de largura máxima de 50 mm e comprimento de até 100 m (para fitas BOPP). Também é adequado para uso industrial.

Dispensador Manual de Fita Adesiva 3M™ TI-1756

Imagem9

O modelo TI-1756 é ideal para um uso industrial mais reforçado, pois apresenta ótima resistência ao impacto. A largura máxima da fita é de 50 mm, e o comprimento máximo para as fitas de BOPP é 100 m.

De início, referimos que determinados tipos de papelão apresentam características que diminuem a aderência da fita à superfície. Todas as fitas da 3M™ descritas neste arquivo são materiais de alta performance, que se adequam bem mesmo a esta variação de qualidade do papelão.

Isso mostra como a 3M™ coloca a ciência, a engenhosidade e o conhecimento a serviço das necessidades da indústria, melhorando a eficiência e garantindo a produtividade da sua linha de produção.

Para adquirir ou contratar os produtos e equipamentos apresentados neste post, basta visitar uma das filiais da Corsul ou fazer seu orçamento online agora mesmo clicando aqui. Ao longo de 29 anos de mercado, adquirimos a expertise necessária para levar até você o que de mais inovador a sua indústria precisa.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você