Por que substituir os fixadores mecânicos por fitas dupla-face VHB™?

29 nov
2021

VHB é a sigla em inglês para “Very High Bond” – em tradução livre, “fixação muito alta”. Trata-se de uma tecnologia exclusiva e pioneira, desenvolvida pela 3M™ nos Estados Unidos em 1980, e aplicada a fitas adesivas dupla-face que têm desde então conquistado as indústrias mais exigentes do planeta.

Isso porque as fitas VHB™ são mais fortes do que qualquer outra forma de ligação, inclusive as mecânicas.

Hotéis em Dubai, por exemplo, têm sido construídos com painéis de vidro no exterior cuja instalação é feita usando apenas as poderosas fitas da 3M – elas foram escolhidas pelos engenheiros responsáveis em substituição a parafusos ou silicones, porque a colagem proporcionada comprovadamente resiste à temperatura local e às tempestades de areia extremas do deserto.

Além disso, desde 1984, fabricantes de aeronaves comerciais têm usado as fitas VHB™ para colar placas externas de aço inoxidável com função de anti-fricção nas asas de aeronaves. Nesta aplicação específica, a cada voo, a fita é submetida a temperaturas que variam de -54° C a mais de 66° várias vezes ao dia – isso para já não falar da vibração típica e do ambiente encontrado no exterior de um avião.

Mas se a exigência insana da indústria aeronáutica ou dos hotéis construídos em climas extremos ainda não te convenceu acerca da superioridade das fitas VHBem relação aos fixadores mecânicos convencionais, nós temos outros argumentos.  

No post de hoje, apresentamos as principais características e vantagens das fitas VHB da 3M, parceira da Corsul. Continue a leitura e conheça os benefícios que esta tecnologia pode trazer para o seu processo de montagem e diga adeus a parafusos e rebites.

 

Primeiro, em que consiste a tecnologia VHB™?

Você deve estar se perguntando: o que, afinal de contas, tem nas fitas VHB™ que faz com elas sejam capazes de unir painéis de vidro ou tiras de aço inoxidável?

Basicamente, a tecnologia em questão é composta por uma massa de espuma adesiva de acrílico, resistente e viscoelástica, com célula 100% fechada, capaz de unir, de forma permanente, não só vidro ou aço, mas uma vasta gama de materiais, incluindo alumínio, plásticos e superfícies pintadas e revestidas, mesmo sob as condições climáticas mais exigentes e extremas.

Ok, mas por que exatamente as fitas VHB™ seriam superiores a pregos, parafusos e rebites em geral?

Em seguida, apresentamos 5 razões:

 

#1 Resultado estético

As fitas VHB™ eliminam a aparência deselegante de rebites, pregos e parafusos.

Com a tecnologia da 3M™, você diz adeus à aparência inconveniente de saliências e rebarbas dos fixadores mecânicos.

Por isso, cada vez mais arquitetos e engenheiros têm recorrido às VHB™ não só como forma de obter resultados funcionais, mas também estéticos. Acompanhado a isso, você tem ainda redução de peso, da espessura da aplicação e do próprio tempo da montagem.

Falar em tempo da montagem nos leva ao nosso próximo argumento. 

 

#2 Menos tempo de montagem e, consequentemente, menor custo

As fitas VHB™ da 3M™ são curadas e sensíveis à pressão.  Isso significa que, na maioria das aplicações, a força de manuseio imediata é obtida após a aplicação de pressão (>15 PSI), permitindo que a peça continue sendo processada, manuseada ou embalada logo após a colagem.

À temperatura ambiente, cerca de 50% da força de aderência máxima é alcançada logo após 20 minutos e 90% após 24 horas, o que pode ser acelerado a temperaturas mais altas e desacelerado a temperaturas mais baixas. Tudo isso representa ganho de tempo para a linha de produção e redução de custos – e claro, o que é o mais importante, sem comprometer a qualidade.

 

#3 Fixação indestrutível

As fitas VHB™ são compostas por uma espuma acrílica resistente e viscoelástica, que proporciona características únicas em termos de absorção de energia e alívio de tensões. Esta espuma tem célula 100% fechada que se mantém flexível, absorvendo a expansão e a contração dos substratos em virtude de alterações extremas de temperatura e pressão.

Por esse motivo, elas podem ser usadas nos contextos de colagem mais exigentes, como as janelas de um hotel em Dubai ou as asas de um avião.

Neste vídeo, essa qualidade é demonstrada perante os nossos olhos: o tetra campeão brasileiro e campeão sul americano de luta de braço Rafael Nogueira tenta soltar placas de acrílicas fixadas com a Fita VHB 4960 e falha miseravelmente!

 

#4 Melhor distribuição das tensões

Um parafuso ou um rebite une dois substratos em um único ponto. Com o passar do tempo, para aguentar as tensões geradas, as superfícies acopladas devem ser de dimensões muito semelhantes, levando a projetos mais pesados e mais caros. 

As fitas adesivas VHB se unem e distribuem a tensão ao longo de toda a superfície, criando uma “soldadura” praticamente indestrutível.

Esta característica está relacionada à viscoelasticidade, tornando possível à fita a absorção de energia e o relaxamento de tensões. Sob condições de cargas dinâmicas, como em fachadas de edifícios, as propriedades viscoelásticas das VHB proporcionam resiliência, evitando a ocorrência de concentração de tensão.

Na prática, isso quer dizer que, por serem elásticas, as fitas absorvem e dissipam energia, permitindo a expansão e a recuperação ao seu formato original, o que está longe de acontecer com fixadores mecânicos.

 

#5 Compatibilidade mesmo com os materiais mais exóticos

As fitas adesivas VHBabrem as portas para materiais novos e exóticos, que simplesmente não se adaptam aos fixadores mecânicos.

Falamos de uma vasta gama de plásticos, vidros e metais.

No mercado de linha branca, por exemplo, as VHB™, têm sido usadas para fixar vidro temperado a molduras de metal de plástico.

Outro exemplo: fixadores metálicos se corroem devido a incompatibilidades galvânicas. As fitas da 3Meliminam a necessidade de fixadores e criam um vão de isolamento entre os dois materiais colados. Então, adeus, corrosão.

Você sabia que o Brasil foi o segundo país a produzir fitas VHB fora dos Estados Unidos? Nós somos ainda o único país na América Latina a produzir as VHBnacionalmente. Este é mais um argumento para dar uma chance a esta tecnologia tão potente e inovadora.

A Corsul conta com um amplo portfólio das VHB para diversos tipos de aplicações. Quer solicitar um orçamento ou saber o modelo que melhor se adapta ao seu projeto? Visite uma das unidades da Corsul ou entre em contato conosco clicando aqui.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você