Fita dupla-face VHB™ versus fixadores mecânicos convencionais: principais benefícios

26 jul
2021

Fita dupla-face VHB™ versus fixadores mecânicos convencionais: principais benefícios

26 jul
2021

Empresas e indústrias dos mais diversos setores estão continuamente à procura de estratégias para se manterem à frente da concorrência. No contexto dos processos de montagem, adotar os avanços recentes nas tecnologias de colagem representa precisamente uma vantagem competitiva que pode fazer toda a diferença.

Criadas pela 3M™ há mais de 40 anos, as fitas dupla-face VHB™ são exemplo disso. Apresentando inúmeros benefícios em relação aos fixadores mecânicos convencionais, a tecnologia patenteada VHB™ substitui parafusos, pregos, rebites e soldas, exigindo para isso pouco investimento em aplicações tão diversas quanto um arranha-céus, um veículo de reboque ou até asa de um avião.

VHB é a sigla para “Very High Bond”, ou seja, “fixação muito alta”. A designação refere-se a uma linha de fitas dupla-face compostas por uma massa de espuma adesiva de acrílico capaz de unir, de forma permanente, uma vasta gama de materiais, incluindo alumínio, aço, vidro, plásticos e superfícies pintadas e revestidas, em contextos dos mais exigentes. O resultado são produtos finais mais fortes, resistentes à corrosão.

 

No post de hoje, apresentamos em detalhe as vantagens das fitas VHB™ da 3M™, parceira da Corsul. Continue a leitura e saiba o que essa tecnologia pioneira pode fazer pela sua empresa ou em seus processos de montagem.

 

Tecnologia VHB™

Em qualquer domínio, sabe-se que a passagem do tempo, a carga dinâmica e as vibrações podem fazer com que parafusos e rebites se soltem, enferrujem ou gerem ruídos. As fitas 3M™ VHB™ eliminam esses problemas associados aos sistemas de fixação mecânica, apresentando excelente durabilidade, com resistência à água, à sujeira, à poeira, a produtos químicos e a outros fatores ambientais.

Um atestado do nível de qualidade das VHB™ é a ampla utilização delas na indústria de aviação. De fato, nos últimos anos, alguns fabricantes de aviões já substituíram o uso de rebites para fixar as tiras de acabamento de aço inoxidável nas asas com esse produto revolucionário.

 

Em seguida, listamos 5 aspectos que resumem as vantagens das VHB™.

 

#1 Menor tempo de aplicação

As fitas VHB™ da 3M™ são sensíveis à pressão.

Na maioria das aplicações, a força de manuseio imediata é obtida após a aplicação de pressão (>15 PSI), permitindo que a peça continue sendo processada, manuseada ou embalada logo após a colagem com a tecnologia VHB™.

À temperatura ambiente, cerca de 50% da força de aderência máxima é alcançada logo após 20 minutos e 90% após 24 horas, o que pode ser acelerado a temperaturas mais altas e desacelerado a temperaturas mais baixas. Tudo isso representa ganho de tempo para a linha de produção.

 

#2 Material de qualidade

As fitas VHB™ são compostas por massa acrílica resistente e viscoelástica, com célula 100% fechada, o que proporciona características únicas de absorção de energia e alívio de tensões.

Por esse motivo, as VHB™ podem ser usadas nos contextos mais exigentes e de alto impacto, como a montagem de janelas, portas e placas de sinalização, construção civil, ônibus e aviões. Além disso, o produto apresenta excelente resistência à umidade, a respingos de solventes leves e pesados e até mesmo a variações de temperatura dos -40 ºC até 93 ºC. A espuma acrílica de célula fechada mantém-se flexível, absorvendo a expansão e a contração dos substratos causadas por alterações extremas de temperatura, mesmo no caso de uniões de metal com plástico.

Neste vídeo, essa qualidade é demonstrada perante os nossos olhos com uma experiência simples: dois painéis de alumínio são montados – um com rebites e outro com as fitas VHB™. Depois, eles são sujeitos ao impacto de uma bola de aproximadamente 7 kg. Ao terceiro lance, o painel com rebites cede, abrindo-se ao meio. Já a versão VHB™ permanece intacta mesmo depois de 20 impactos – o condutor do teste, inclusive, chegou a ficar com os braços cansados com tantos lances seguidos!

Imagem1 2

Disponível em: https://bit.ly/2UvPRRF.

 

#3 Aspecto visual melhorado

Com as fitas VHB™, você diz adeus ao inconveniente das saliências e rebarbas de rebites, parafusos e soldas. A um só tempo, isso representa redução de peso, de espessura do produto e do custo da montagem.

Sendo assim, projetistas, engenheiros e gerentes industriais podem melhorar o acabamento dos produtos e expandir a gama de opções de materiais disponíveis para criar resultados esteticamente muito mais agradáveis e elegantes, sem aumento de despesas.

 

#4 Distribuição das tensões

Enquanto um parafuso ou um rebite une dois substratos num único ponto, as fitas adesivas VHB™ unem e distribuem a tensão ao longo de toda a superfície, criando uma “soldadura” praticamente indestrutível.

Essa característica está relacionada à viscoelasticidade, tornando possível à fita a absorção de energia e o relaxamento de tensões. Sob condições de cargas dinâmicas, como em fachadas de edifícios, as propriedades viscoelásticas das VHB™ proporcionam resiliência, evitando a ocorrência de concentração de tensão.  Na prática, isso quer dizer que, por serem elásticas, as fitas absorvem e dissipam energia, permitindo a expansão e a recuperação ao seu formato original.

 

#5 Aumento da produtividade

Na área de produção, fazer as coisas em menos tempo com menos custos representa uma vantagem competitiva imbatível. Afinal, qual indústria ou empresa que não quer entregar os seus produtos ao mercado mais rapidamente, sem perder a qualidade?

As fitas adesivas VHB™ já vêm prontas para uso, são fáceis de usar e proporcionam uma colagem imediata – ou seja, sem a necessidade de horas de espera ou processos adicionais de acabamento, o que acontece nos processos tradicionais de soldagem. Isso ajuda os fabricantes a trabalhar mais rápido e a aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que se reduzem as horas de trabalho e os custos de fabricação.

Por exemplo, a fita VHB™ 4910 é um adesivo acrílico sólido transparente, ideal para unir materiais transparentes, como vidro, policarbonato e alguns plásticos, proporcionando um design clean ao mesmo tempo em que elimina a perfuração, o ajustamento e a soldadura associados aos métodos tradicionais.

 

A Corsul tem um amplo portfólio de fitas VHB™ da 3M™ para diversos tipos de aplicações. O nosso time de especialistas está pronto para aconselhar o melhor tipo de fita para cada situação e testá-lo na sua linha de produção, demonstrando os benefícios desta tecnologia. Para isso, visite uma das unidades da Corsul ou entre em contato conosco clicando aqui.

 

Por hoje, é tudo. Acompanhe os nossos próximos posts, curtindo a nossa página no Facebook e seguindo a gente lá no Instagram.

 

Até o próximo post!

 

Corsul – O que fazemos envolve você

 

 

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você