Máscaras de solda e filtros de escurecimento automático: qualidade sem igual da 3M™

10 ago
2021

Máscaras de solda e filtros de escurecimento automático: qualidade sem igual da 3M™

10 ago
2021

Usar máscaras de solda e filtros de escurecimento adequados significa não apenas mais segurança e conforto para a execução do trabalho, mas também aumento da produtividade e da qualidade de solda e de corte.

Além de proteger o rosto e o pescoço contra faíscas, esses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mantêm os olhos a salvo das radiações nocivas, como os raios ultravioleta e infravermelhos.

Dada essa função de proteção de partes do corpo tão vitais para o trabalhador, nada melhor do que apostar no que há de melhor e de mais avançado no mercado. Falamos, é claro, das soluções da nossa parceira, a 3M™, líder mundial em tecnologias e equipamentos no mercado de Segurança Pessoal.

 

No post de hoje, mostramos as características dos principais modelos de máscaras de solda e filtros 3M™ e explicamos as vantagens de se optar por esses EPIs.

Continue a leitura para saber mais sobre as soluções que a sua equipe merece!

 

Por que utilizar máscaras de solda com filtros de escurecimento automático 3M™?

Como dissemos de início, os profissionais de soldagem estão expostos a diferentes riscos durante a execução de seu trabalho. Calor excessivo, movimentos repetitivos, projeções de partículas, fagulhas e respingos, eletricidade, fumos de soldagem e radiações infravermelhas acedem o alerta, pois podem causar acidentes graves e até mesmo levar à cegueira.

Os filtros de escurecimento automático 3M™ permitem a visualização quando a solda não está sendo executada. Assim, o trabalhador não precisa efetuar o movimento de basculação na mesma frequência que é necessária para as máscaras convencionais. A qualidade ótica é excelente, garantindo uma tonalidade uniforme ao longo de toda a área de visualização. Há ainda diversas opções de ajustes da tonalidade, sensibilidade e delay.

Os filtros de escurecimento também protegem o usuário de exposições acidentais, em caso de trabalhos realizados em equipes, quando há mais pessoas próximas realizando a mesma atividade de soldagem.

 

Qual a diferença entre os filtros de escurecimento automático da 3M™ e os filtros convencionais?

Os filtros convencionais de luz são feitos de vidro. Eles protegem o profissional contra as radiações da soldagem, mas acabam bloqueando a luz visível incidente fora da operação.  Ora, isso faz com que o soldador levante e abaixe a máscara de solda várias vezes para visualizar outras as operações, para além do ponto de solda.

As máscaras de solda com filtros de autoescurecimento da 3M™  permitem ao  profissional enxergar através do filtro de luz sob condições normais de luminosidade. Com isso, a frequência de movimentos com a máscara é reduzida drasticamente. Os ganhos são em ergonomia, proteção visual e facial e, claro, produtividade, já que há uma maior facilidade na visualização do posicionamento dos eletrodos e da quantidade de metal depositado e na rapidez de mudança de um ponto.

 

Qual modelo de máscara de soldagem 3M™ o trabalhador deve escolher?

A 3M™ oferece três opções de máscaras de soldagem para atender às mais diversas necessidades.  Veja a seguir as principais características delas.

 

Máscara de Solda 3M™ Speedglas™ Série 100

Certificado de Aprovação (C. A.) n.º 21667

Imagem1 1

A Máscara de Solda Speedglas™ 100 alia design moderno a excelente proteção, conforto e performance. Produzida em cinco níveis de tonalidade ajustáveis, conta com filtro de autoescurecimento na tonalidade 8-12 e ajuste de sensibilidade, o que permite que ela seja usada na maioria dos processos de soldagem, desde eletrodo revestido e MIG/MAG até TIG e corte plasma. Este EPI ainda facilita operações anteriores e posteriores à soldagem e é adequado para o uso como protetor facial.

São múltiplas opções de ajustes de suspensão e de posição da máscara e de ajustes do filtro de luz, maximizando o conforto e proteção do usuário.

 

Máscara 501815 3M™ Speedglas™ 9100 com Filtro 9100X

C.A. 5674

Imagem2 1

Esta máscara de solda é sinônimo de tecnologia, versatilidade, conforto e praticidade, com uma bateria que dura até 2500 horas. É indicada para processos de solda mais intensos e exigentes, protegendo os olhos e a face dos soldadores contra radiações, calor e fagulhas, tudo com uma visão clara e precisa do trabalho.

Possui janelas laterais, filtro de auto-escurecimento 9100X com tonalidade 5 e 8-13 e ajuste de sensibilidade, o que permite o uso na maioria dos processos de soldagem, tais como eletrodo revestido, MIG e TIG.

Polivalente, pode ainda ser usada em processos de lixamento e esmerilhamento, com sete níveis de sensibilidade ajustáveis pelo usuário, garantindo maior confiabilidade na detecção do arco elétrico.

 

Máscara de Solda 3M™ Speedglas™ 9100 FX Air

C.A.: 14682

Imagem3 1

A máscara de solda 3M™ Speedglas™ 9100 FX Air é ideal quando, para além da proteção à radiação e à luz intensa, o trabalhador também precisa de uma proteção respiratória mais elevada. O modelo é compatível para o uso com o sistema motorizado ADFLO ou com o sistema de linha de ar mandado e adequado para a maioria dos processos de soldagem, como eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG, corte, solda plasma e oxiacetileno.

Em vez de ser conectada à máscara, a traqueia é ligada diretamente à suspensão. O EPI conta ainda com defletor móvel, o que permite ao usuário ajustar o direcionamento do ar. O Sistema de engate rápido 3M™ QRS (Quick Release Swivel) permite a conexão da traqueia com apenas uma das mãos.

 

Proteção combinada

É possível também apostar em proteção combinada, aliando as máscaras de solda da 3M™ a capacetes, máscaras de proteção respiratória e proteção respiratória motorizada e linha de ar.

Assim, por exemplo, os modelos Speedglas 9100 e a Speedglas 100V, que acabamos de apresentar, podem ser acopladas aos capacetes 3M™ H-700, com a simples utilização de um adaptador.

Em relação à proteção respiratória, os respiradores descartável PFF2, como a 3M™ Aura 9310+BR, ou respiradores reutilizáveis semi-faciais com filtro P2 podem ser associados à Speedglas 100V e à Speedglas. Se a concentração dos contaminantes no ar estiver alta ou o soldador estiver sujeito a altas temperaturas ou esforço intenso, a Speedglas™ 9100 FX Air pode ser utilizada em conjunto com sistema de proteção respiratória de pressão positiva – seja com o respirador motorizado ADFLO ou com o sistema de linha de ar mandado.

 

Os EPIs apresentados neste post usam algumas das soluções mais avançadas em ciência e tecnologia para gerar um impacto real no cotidiano de milhões de trabalhadores ao redor do mundo. Para adquirir qualquer desses produtos da 3M™, basta visitar uma unidade da  Corsul ou fazer seu orçamento online, clicando aqui.

 

Ah, para continuar por dentro das novidades em soluções de segurança para a sua empresa ou indústria, curta a nossa página no Facebook ou siga o nosso perfil no Instagram.

 

Até mais!

 

Corsul – O que fazemos envolve você

 

 

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você