Fitas VHB™ vs. silicone estrutural: diferenças e benefícios

22 nov
2021

As fitas VHB™ – sigla para Very – muito; High – alta; Bond – adesão – foram criadas em 1980 de forma pioneira pela nossa parceira 3M™. Extraordinariamente fortes, desde então, elas revolucionaram as soluções de aderência a uma vasta gama de substratos, sendo uma alternativa prática aos fechos mecânicos em muitos ambientes industriais interiores e exteriores.

Em inúmeras situações, elas podem substituir rebites, soldas a ponto, adesivos líquidos e outros fixadores mecânicos ou permanentes. Cada fita VHB™ tem características únicas – elas podem apresentar alta adesividade, alta tensão de ruptura, alta resistência ao cisalhamento, excelente resistência a solventes, a umidade, a plastificantes e a temperaturas tão baixas quanto 0 °C.

Por isso, são ideais para a união de vários tipos de superfícies que incluem a maioria dos metais, madeira envernizada ou tratada com primer, vidro, grande variedade de plásticos, compósitos e superfícies pintadas, entre outras.

Um exemplo revolucionário de aplicação das fitas VHB™ é nas fachadas glazing, estruturas de vidro comuns em muitos prédios comerciais das grandes cidades. No post de hoje, comparamos a aplicação, nessas estruturas, das fitas VHB™ 4972 com o silicone industrial. Além disso, mostramos as principais características de outros dois modelos VHB™.

Vem com a gente!

 

Fita 3M™ VHB™ Dupla Face de Espuma 4972 vs. silicone industrial

 

Fita Dupla Face verde

As primeiras fachadas glazing tipo continham estruturas de alumínio visíveis, aplicadas no modo grid (ou cortina). Este sistema marcava as juntas do vidro do lado externo, e assim, as fachadas eram formadas por uma coluna de alumínio fixada em locais estruturais da edificação.

Com o passar do tempo, as estruturas foram sendo instaladas na área interna, valorizando o vidro e deixando os edifícios com uma aparência mais limpa e harmônica. Desta forma, surgiram as conhecidas “peles de vidro”, responsáveis por deixar a fachada mais limpa.

De início, as instalações eram mecânicas, com o vidro encaixilhado. Depois disso, surgiu o método glazing. Neste modelo, a chapa é fixada quimicamente com as Fita 3M™ VHB™ Dupla Face de Espuma 4972, camuflando o alumínio.

 

Com essas fitas adesivas da 3M™, a estrutura ganha:

– Maior resistência em longo prazo, com alta resistência a solventes;

– Distribuição do esforço mecânico e compensação da dilatação térmica das partes unidas;

– Melhor acabamento, proporcionando aparência “limpa” ao eliminar saliências e rebarbas visíveis;

– Eliminação do tempo de secagem;

– Aumento da produtividade e menor tempo de entrega;

– Instalação mais limpa e colagem permanente, sem a necessidade de espatular;

– Bom custo-benefício.

É importante notar que o silicone estrutural exige aplicação com espátula, o que torna o serviço bem mais lento.

Neste vídeo, duas equipes comparam a aplicação da fita 3M™ VHB™ 4972 para glazing e do silicone estrutural em duas placas de vidro com as mesmas dimensões. A equipe que trabalhou com a fita VHB™ conseguiu terminar a aplicação em cerca de 5 minutos, enquanto a outra demorou aproximadamente 8 minutos.

Considerando este ritmo, uma fachada com 5 mil painéis levaria 52 dias de aplicação com colagem VHB™, enquanto o silicone exigiria 83 dias de trabalho, um aumento de quase 60%!

Foto do vídeo sobre a aplicação da fita

 

Fita 3M™ VHB™ Dupla Face de Espuma ACM-160

Fita ACM-160 branca

 

Desenvolvida especificamente para o mercado de construção civil, a fita ACM-160 é indicada para colagem e fixação de chapas metálicas, como ACM, em fachadas de edifícios, com excelente performance de ancoragem. Este modelo atende aos mais rigorosos testes de cargas de vento.

 

Principais características:

– Alta resistência a solventes;

– Compensa a dilatação térmica das partes unidas;

– Proporciona a distribuição do esforço mecânico;

– Colagem permanente com acabamento limpo;

– Larguras: 12 mm, 15 mm, 19 mm, 25 mm ou 600 mm.

 

Fita 3M™ VHB™ Dupla-Face de Espuma CV-150

Fita CV-150 cinza

Desenvolvida especificamente para o mercado de comunicação visual, a fita CV-150 é formulada para atender às mais severas condições de colagem em ambientes internos e externos.

Na cor cinza, adere bem em diversos tipos de substratos, e é indicada para a montagem de fachadas comerciais internas e externas, fixação de placas de sinalização viária, aérea e laterais, canaletas de PVC, vidros de segurança, placas de identificação, materiais de comunicação visual, placas de identificação, PDVs, expositores e displays.

 

Principais características:

– Alta resistência a solventes;

– Compensa a dilatação térmica das partes unidas;

– Proporciona a distribuição do esforço mecânico;

– Colagem permanente com acabamento limpo.

Deseja adquirir as fitas VHB™ da 3M™ apresentadas neste post? Para isso, basta visitar uma das unidades da Corsul ou fazer o seu orçamento online conosco, de forma rápida e prática agora mesmo – basta clicar aqui. A nossa equipe de especialistas está a postos para tirar dúvidas sobre as suas necessidades de aplicação e indicar os melhores produtos e soluções.

Por hoje, é tudo. Mas tem sempre conteúdos novos por aqui! Nós abordamos as principais novidades de produtos e soluções voltadas para os mais diversos setores industriais e empresariais. Para ser notificado dos próximos post por aqui, basta curtir a nossa página no Facebook ou seguir a gente no Instagram.

Até a próxima oportunidade!

Corsul – O que fazemos envolve você

 

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você