A pele é o maior órgão do corpo humano, cobrindo quase toda a sua extensão. Por ser um órgão tão extenso, merece todo cuidado e proteção também quando se trata de atividades de trabalho. Afinal, a pele protege, controla a temperatura, produz vitamina D e auxilia nas questões sensoriais e muitas outras do nosso corpo.
No dia a dia das empresas no Brasil, há normas regulamentadoras (NRs) do trabalho que determinam ações de proteção aos colaboradores. Primeiramente, elas indicam a eliminação dos riscos aos quais estejam expostos. Caso não seja possível, há a recomendação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como os dos cremes de proteção para a pele.
Conheça um pouco mais sobre os riscos a que a pele está exposta nas atividades de trabalho e os cremes de proteção da Mavaro.
Riscos de exposição da pele em atividades de trabalho
A pele cobre quase todo o corpo humano, por isso também é o órgão que está mais exposto e vulnerável aos agentes de risco durante o trabalho. Já o mapeamento dos riscos, recomendado pelas NRs, permite que as empresas zelem pela segurança dos trabalhadores com o uso de EPIs.
No entanto, separamos aqui uma lista com os principais tipos de agentes de riscos em que a pele está exposta. Confira!
- Radiação ultravioleta;
- Agentes biológicos;
- Agentes químicos.
Cada um dos tipos exige uma proteção específica para que as atividades de trabalho possam ser realizadas. E as empresas são responsáveis pela manutenção da saúde e segurança dos seus colaboradores durante o expediente. Então, além do dever moral de cuidar da sua equipe de trabalho, a organização tem o dever legal de cumprir essa tarefa.
Proteção da pele contra radiação ultravioleta
A radiação ultravioleta, composta pelos raios UVA e UVB, é um severo agente de agressão da pele das pessoas. Esse agente atinge, principalmente, colaboradores que trabalham ao ar livre e estão expostos à luz solar durante as suas atividades. A exposição frequente e sem proteção pode ocasionar desde queimaduras até câncer de pele.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais comum entre a população no Brasil. E a radiação ultravioleta é o principal fator de risco para o surgimento dessa doença. Já a melhor forma de combater o câncer de pele é a prevenção.
Como proteção é recomendado o uso de chapéus, bonés e roupas que cubram o corpo dos raios UVA e UVB. Esses itens são ainda melhores quando possuem em sua elaboração o uso de tecidos com fator de proteção solar. No entanto, sabe-se que essa ainda não é uma solução amplamente aplicável devido ao seu alto custo.
Junto com as roupas, há também a recomendação do uso de protetores solares, cujo fator de proteção solar (FPS) mínimo recomendado é o de 30 FPS. Essa é uma importante forma de proteção da pele. E a Mavaro conta com uma linha completa de produtos, composta pelo que há de mais moderno na área de filtro solar.
Proteção da pele contra agentes biológicos
Os principais tipos de agentes biológicos aos quais a pele está exposta são fungos, bactérias e insetos. Aliás, eles são muito perceptíveis quando lembramos das micoses e infecções, respectivamente. Já na questão do ambiente de trabalho, esse risco está presente em ambientes como frigoríficos, laboratórios e atividades relacionadas com o saneamento, pesca, criação de aves, entre outras.
Nesses casos, as NRs já preveem o uso de máscaras, luvas, jalecos e outros EPIs. No entanto, o uso de cremes protetores colabora com uma camada extra de proteção. São aplicados na pele que fica exposta e também na pele que fica abaixo dos EPIs em áreas de vulnerabilidade como mãos e rosto.
E a Mavaro possui uma soluções que incluem repelentes, protetores solares com repelentes e cremes de proteção contra fungos e bactérias que completam-se ao uso de EPIs para a pele.
Proteção da pele contra agentes químicos
Os riscos para a pele ocasionados pelos agentes químicos estão muito presentes nas atividades industriais. Inclusive, essas condições insalubres estão diretamente ligadas a acidentes de trabalho que impactam na saúde dos colaboradores. Por isso, a sua empresa deve estar atenta ao uso adequado de EPIs, lembrando também dos riscos do ponto de contato dos produtos com a pele.Os principais riscos ocorrem em atividades que envolvem o uso de:
- solventes;
- tintas;
- ácidos;
- óleos;
- graxas;
- cimento;
- cal.
Há muitos produtos que entram nesta lista, mas optamos por citar os mais comuns já que fazem parte de atividades que vão além das indústrias, incluindo a construção civil, pintura, mecânica e reforma de veículos. E o que há de mais alarmante dentre essas atividades é que a pele está exposta ao risco, mas não recebe a devida atenção.
Por isso, atente-se ao perigo que a exposição frequente e não controlada a esses agentes pode causar na pele dos seus colaboradores. Desde doenças laborais como machucados, queimaduras e irritações até doenças crônicas como alergias.
E para prevenir e serem usados em conjunto a outros EPIs existem os cremes de proteção da Mavaro. Produtos com alta tecnologia e que, quando aplicados, criam uma camada de proteção para a pele contra os agentes químicos.
Você encontra cremes de proteção da Mavaro na Corsul
A Mavaro possui uma linha completa de cuidados e proteção da pele. Todos os seus produtos possuem fórmulas capazes de defender a pele de agentes nocivos à sua saúde.
Assim, a sua empresa pode fornecer o que há de mais completo no mercado de EPIs aos seus colaboradores.
A Corsul conta com a linha completa da Mavaro e também com outros itens de proteção e segurança do trabalho. Entre em contato e adquira já os produtos para a sua empresa.
Até a próxima!