Segundo informações das Normas Regulamentadoras do uso de equipamentos de proteção individual, os EPIs são indispensáveis na segurança dos trabalhadores em atividades expostas ao risco. E na indústria de alimentos congelados não é diferente, há regras descritas pelas NRs com indicações claras sobre os equipamentos a serem fornecidos pelas empresas aos seus colaboradores.
Em 2021, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho indicou que 24% dos acidentes de trabalhos envolveram os dedos como parte do corpo mais atingida. Além disso, agentes biológicos e químicos totalizaram 21% das causas notificadas. Por isso, o uso de EPIs nas mãos é um ponto importante de proteção para atividades com alimentos que possuem esses riscos.
Confira a seguir quais as indicações de EPIs para manusear alimentos.
O que dizem as NRs sobre segurança no trabalho?
As Normas Regulamentadoras (NRs) são os desdobramentos da lei nº 6.514, que indica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Elas descrevem obrigações, direitos e deveres que empregadores e trabalhadores devem cumprir.
Os objetivos da NRs são orientar a realização do trabalho seguro e sadio, evitando e também prevenindo acidentes de trabalho e doenças laborais. Nesse contexto, entenda mais o que cada NR descreve sobre o trabalho com alimentos.
NR 36 – Atividades em frigoríficos, com carnes ou derivados
A NR 36 aborda em seu texto dados necessários para o tema, que envolvem uma sequência de informações sobre:
- Equipamentos de proteção individual – EPI e Vestimentas de Trabalho;
- Gerenciamento dos riscos;
- Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais e de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- Organização temporal do trabalho;
- Organização das atividades;
- Análise Ergonômica do Trabalho;
- Informações e Treinamentos em Segurança e Saúde no Trabalho.
NR 09 – Prevenção de riscos
Já na NR 09, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho.
Nesse caso, avalia os riscos biológicos dos alimentos, químicos dos produtos de limpeza e produção e físicos como objetos cortantes, ferramentas, máquinas e no ambiente de trabalho.
NR 07 – Saúde ocupacional
Por meio da NR 07, o Ministério do Trabalho fiscaliza os ambientes dos estabelecimentos empregadores no Brasil e obriga os locais a implementar o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO). Esse programa busca detectar, monitorar e controlar possíveis danos à saúde de colaboradores de uma empresa.
NR 06 – Uso de EPIs
A NR 06 indica o uso de EPIs para manuseio de alimentos congelados, agentes químicos, objetos e máquinas cortantes, entre outros itens que fazem parte dos EPIs para trabalho como:
- Avental térmico impermeabilizado: confeccionado a partir de fibras inerentes à chama, o avental térmico é uma excelente proteção para o tronco dos profissionais;
- Botas de segurança: confeccionadas em PVC, as botas de segurança possuem função aderente, prevenindo que os profissionais escorreguem no ambiente de trabalho;
- Máscaras de segurança: proteção contra a aspiração de partículas ou vapores tóxicos;
- Toucas de proteção: item imprescindível para a higienização, as toucas de proteção são descartáveis e de grande usabilidade;
- Luva em malha de aço: proteção das mãos quando há utilização de ferramentas de cortes;
- Mangote de PVC: essencial para a proteção dos braços contra respingos;
- Luvas nitrílicas: as luvas nitrílicas apresentam boa resistência a diversos produtos químicos, ao mesmo tempo em que garantem bom tato e flexibilidade.
Bom, agora que você já conhece os EPIs indicados para as atividades com alimentos congelados e da importância de se prevenir contra agentes perigosos, como os cortantes, saiba mais sobre como proteger as suas mãos.
Qual é a luva indicada como EPIs para as mãos?
O EPI para proteger as mãos em atividades industriais com alimentos congelados e objetos cortantes, como facas e máquinas, são as luvas de proteção. A Ansell conta com uma indicação perfeita para essa atividade, as exclusivas luvas AlphaTec® 37-200.
Esse é um equipamento de proteção versátil confeccionado em borracha nitrílica premium. Além de ser bem aplicável para uma grande variedade de aplicações. Conheça as características desta luva:
- feita sem flocos para evitar o risco de contaminação de alimentos;
- possui superfície com padrão diamante em alto relevo e com tecnologia UltraGrip™ da Ansell, oferecendo uma aderência inigualável em condições oleosas e de umidade;
- leves e reutilizáveis, desenvolvidas em nitrilo especificamente para processamento e manuseio de alimentos;
- com uma fórmula 100% sem látex, não apresenta nenhum risco de alergias tipo 1;
- dispõe de flexibilidade e destreza excelentes para o usuário;
- é à prova de líquidos e pode ser utilizado isoladamente ou como luva externa;
- atende aos requisitos de manuseio de alimentos da FDA.
As luvas AlphaTec® 37-200 utilizam a tecnologia UltraGrip™, apresentando um inovador padrão diamante em alto relevo, oferecendo proteção no processamento de laticínios, frutas e legumes, aves e refeições preparadas. Elas também têm resistência contra agentes químicos, abrasivos e perfurantes.
A sua empresa conta com o apoio da Corsul
Além de todas as instruções que você pode encontrar diretamente nas NRs, que ditam as regras das atividades laborais e uso de EPIs, você conta com a Corsul, que é parceira de longa data no fornecimento de equipamentos de proteção para pequenas empresas e grandes negócios.
Confira opções de luvas Ansell e demais EPIs proteção das mãos em trabalhos com riscos em manusear alimentos gelados, ou ferramentas cortantes. Para mais instruções de uso correto de EPIs para proteção das mãos, entre em contato com a Corsul.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.
Corsul – O que fazemos envolve você