Atividades de risco: Como proteger as mãos de maneira eficaz?

14 dez
2021

De todas as práticas para a garantia da saúde e segurança do trabalho, a proteção das mãos é uma das mais importantes. Isso porque esta é uma das partes do corpo mais importantes para o nosso dia a dia, não somente para o trabalho.

Segundo dados recentes do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, 35% dos acidentes ocupacionais registrados são nos membros superiores. Destes, 60% acontecem entre mãos (incluindo dedos) e punhos.

Com base nestes dados, verifica-se o quão fundamental é a conscientização quanto às melhores práticas para a proteção das mãos. Um acidente de trabalho como este impossibilita o trabalhador de realizar não só as suas atividades dentro como também fora da empresa.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as melhores práticas para a prevenção deste tipo de acidente, garantindo a segurança dos seus colaboradores.

 

Principais riscos para as mãos do trabalhador

Dentre todos os riscos, existem dois tipos que são os mais comuns: a lesão traumática e a lesão por contato. Ambas são igualmente preocupantes e podem resultar em acidentes graves.

As lesões traumáticas são acidentes como cortes, perfurações, fraturas, amputamentos, prensamentos, entre outros. Já a lesão por contato envolve queimaduras, choques, contato com produtos químicos, temperaturas extremas e etc.

Para que seja possível oferecer meios de proteção adequados, é essencial que os riscos sejam identificados previamente por meio da elaboração do PPRA. Depois de documentados os riscos, é possível proteger a saúde e a segurança do trabalhador tomando as medidas certas.

 

Como oferecer a proteção adequada às mãos?

Segundo pesquisas, cerca de 80% dos acidentes de trabalho envolvendo as mãos poderiam ter sido evitados se o trabalhador estivesse utilizando o EPI adequado.

As luvas de segurança são o tipo de equipamento de proteção mais utilizado para as mãos. Para não errar na escolha, é importante estar por dentro de algumas informações relevantes. Entenda as principais.

Avalie os riscos aos quais os profissionais estão submetidos

O primeiro passo para identificar a melhor luva de segurança é identificando as funções desenvolvidas pelos profissionais que necessitam da proteção. É necessário estar atento a todos os aspectos relativos ao risco do ambiente de trabalho e, assim, fazer a melhor escolha.

Realize testes dos itens escolhidos em local apropriado

Depois de identificar quais são os principais equipamentos de proteção individual que devem ser usados na empresa, é importante realizar alguns testes com eles. Observe quais se adequam melhor aos profissionais, que geram maior conforto e praticidade no dia a dia, além de propiciar a segurança esperada no local de trabalho.

Averígue o uso da luva de proteção utilizada

Estar engajado em cuidar dos EPIs escolhidos também é uma parte importante do processo de definição das luvas de segurança mais apropriadas. Por exemplo, usá-las para as atividades as quais não são indicadas é um ato que pode gerar a inutilidade do dispositivo de proteção, fazendo com que ela não seja suficiente para proteger o trabalhador de todos os riscos.

 

Luvas Ansell: seu parceiro na segurança das mãos

Possuir boas parcerias é fundamental, para que você proporcione os melhores EPIs para seus colaboradores. A Ansell®, empresa com mais de 125 anos de experiência no mercado e parceira da Corsul, apresenta as luvas com a tecnologia Fortix.

As luvas possuem revestimento FORTIX™: novo e mais macio, aumentando a flexibilidade e o conforto para quem utiliza. Vamos conhecê-las?

 

Luva Industrial HyFlex® 11-840

Com certificado de aprovação CA 33.392, as luvas industriais fornecem extrema durabilidade para o uso prolongado em atividades abrasivas, com proteção contra abrasão até 20% maior.

Além disso, conta com um ajuste mais ergonômico nos dedos e na palma da mão, proporcionando um melhor contorno e adaptação às linhas naturais.

Principais características

  • Melhor aderência em ambientes secos para manuseio seguro e um dia mais protegido no trabalho;
  • Revestimento fino de espuma nitrílica FORTIX™, o que aumenta a flexibilidade e o conforto, além de uma aderência até 2 vezes maior e tempo de uso 20% mais prolongado;
  • A Tecnologia Ansell de Ajuste Confortável ZONZ™ otimiza a malha tricotada em áreas selecionadas do forro, aumentando o suporte, a respirabilidade e a amplitude de movimentos.

 

Luva Profissional HyFlex® 11-818

EPI aprovado com C.A 33.925, as luvas multiuso são 15% mais leves, proporcionando um maior conforto e sensibilidade tátil.

Seu forro macio e confortável de nylon e elastano proporciona uma sensação de “segunda pele” que é mais confortável de usar. Além de um revestimento de espuma de nitrilo é 20% mais respirável do que formulações mais antigas.

Principais características

  • Revestimento de espuma de nitrilo ultrafina FORTIX™, que proporciona uma pega aprimorada em ambientes secos e durabilidade 2x mais do que outros revestimentos equivalentes;
  • Tecnologia de conforto ZONZ™, com costuras na ponta dos dedos e na palma da mão que se adaptam aos contornos naturais da mão.

Para adquirir os EPIS da Ansell® apresentados neste artigo, além de outros da mesma marca, basta visitar uma das unidades da Corsul ou fazer seu orçamento online.

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você