Segurança: conheça as normas do trabalho em altura com risco elétrico

15 ago
2022

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são indispensáveis para garantir a segurança dos trabalhadores na realização de atividades que envolvam trabalho em altura com risco elétrico. E no Brasil existem normas estabelecidas para esse tipo de situação, como a NR 35 e a NR 10.

Ao todo, há 35 normas regulamentadoras (NRs) criadas pelo Ministério do Trabalho para documentar as obrigações que as empresas devem seguir. Esse conjunto de normas busca garantir a saúde dos trabalhadores e a segurança no trabalho.

Os empregadores são responsáveis por fornecer os equipamentos de proteção necessários aos seus colaboradores que vão executar trabalhos com riscos, como de queda e choques elétricos, já que a segurança é sempre a prioridade em todos os casos.

A NR 35 é sobre o trabalho em altura!

A Norma Regulamentadora nº 35 indica as responsabilidades de trabalhadores e empresas na prática de trabalho em altura. Na NR 35 há uma sequência de instruções que indicam a prioridade de, primeiramente, minimizar os riscos de queda para garantir a segurança em altura.

No entanto, é importante saber que trabalho em altura é todo aquele realizado acima de 2 metros do chão. Desta forma, o Ministério do Trabalho indica um passo a passo da norma a ser seguido para garantir a segurança do colaborador conforme análise de risco:

  1. medidas para evitar o trabalho em altura, sempre que existir meio alternativo de execução;
  2. medidas que eliminem o risco de queda dos trabalhadores, na impossibilidade de execução do trabalho de outra forma;
  3. medidas que minimizem as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser eliminado.

Todos os trabalhadores que vão atuar nas atividades em altura necessitam de um curso de capacitação da NR 35 realizado por profissional especializado. E a renovação da capacitação deve ser feita a cada 2 anos para garantir a atualização com as normas vigentes do setor sobre uso de EPIs e procedimentos de operação.

Além disso, há a recomendação de verificação prévia do local onde o trabalho em altura será realizado, pois pode haver a combinação de riscos na execução de uma atividade, como o elétrico. Um exemplo é a manutenção de postes e cabos de rede viva de energia.

O que a NR 10 diz sobre riscos elétricos?

A norma regulamentadora nº 10 se aplica a toda geração, transmissão, distribuição e consumo de energia. E ela inclui projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

Para trabalhar em instalações elétricas, com tensão superior a 120 Volts em corrente contínua ou 50 volts em corrente alternada, o trabalhador necessita ter concluído curso na área elétrica reconhecido pelo sistema de ensino brasileiro.

Além disso, a NR 10 indica que é necessário a utilização de EPIs para garantir a segurança das atividades realizadas em rede viva. No entanto, é preferível trabalhar em situações de manutenção e instalações com a rede desenergizada.

A segurança no trabalho depende do uso de EPIs

A responsabilidade por zelar pela saúde dos colaboradores durante o trabalho é um dever das empresas, principalmente, se as atividades desenvolvidas envolvem riscos. E nessas situações o Ministério do Trabalho, por meio das NRs, recomenda uma série de ações como o uso de EPIs.

Os equipamentos de proteção individual necessitam de áreas nas empresas que se responsabilizam pelo papel de compra, entrega e gestão do uso dos materiais. Algumas possuem técnicos em segurança do trabalho, em outras o líder de equipe assume o papel e há aquelas em que essa atividade fica com o departamento pessoal ou até mesmo com o RH.

Mas uma coisa é fato, o uso adequado dos EPIs faz toda a diferença na vida dos trabalhadores. Um clássico exemplo são os cintos de segurança. Eles são considerados uma parte do Sistema de Proteção Individual de Quedas (SPIQ) e é previsto o uso na realização de trabalho que buscam a segurança em altura.

Confira os EPIs da NR 35:

  • Trava Queda Retrátil;
  • Cordas;
  • Polia;
  • Trava Queda;
  • Escada;
  • Ancoragem;
  • Cinto de segurança (EPI);
  • Cinto de segurança tipo Cadeirinha (EPI);
  • Conectores;
  • Talabarte de segurança, ajustável, simples e em Y;
  • Capacete com jugular;
  • Óculos de segurança incolor e com proteção contra raios ultravioletas;
  • Luvas;
  • Calçados de segurança.

Confira os EPIs da NR 10:

  • Capacete Classe B;
  • Calçado aprovado contra risco de choque elétrico;
  • Óculos de segurança incolor e com proteção contra raios ultravioletas;
  • Roupas de algodão com tratamento retardante a chamas;
  • Luvas de borracha isolantes BT e AT;
  • Luvas de pelica para proteção das luvas de borracha;
  • Cinto de segurança com talabarte para trabalhos em alturas;
  • Protetores respiratórios (máscaras);
  • Protetores Faciais;
  • Protetores Auriculares.

E quando um trabalho envolve riscos combinados, como altura e riscos elétricos, é preciso avaliar as NRs que regulamentam as atividades e observar os EPIs necessários, visando a saúde e segurança na execução das atividades.

Na Corsul você encontra os EPIs para a sua empresa atendendo as normas da NR 10 e NR 35. Confira as opções!

1)     Conjunto para trabalhos atendendo a norma NR 10 (Elétrica): cinto paraquedista e talabarte para manutenção elétrica, trabalho em altura, espaço confinado, ancoragem em linha de vida vertical ou horizontal, acesso por escadas, plataformas, andaimes, usando ancoragem do talabarte.

2)     Mini trava-quedas dupla e mini trava-quedas simples: para trabalho em altura, acesso por escadas, plataformas, andaimes, usando ancoragem do talabarte.

3)     Camisa de Segurança contra arco elétrico: protege contra energia incidente de arco elétrico de 9,4 cal/cm². Categoria de risco classe II.

4)     Calça de Segurança: protege contra energia incidente de arco elétrico de 9,4 cal/cm². Categoria de risco classe II.

Para que você tenha um equipamento adequado seguindo a NR 35 e a NR 10, que entregue o resultado máximo, entre em contato com a Corsul e peça para saber mais sobre os equipamentos Hércules.

Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite

Corsul - o que fazemos envolve você