Importância do uso de trava-quedas: como estar protegido e seguro nas alturas?

21 jun
2021

Importância do uso de trava-quedas: como estar protegido e seguro nas alturas?

21 jun
2021

Segundo dados oficiais, em 2016, cerca de 40% dos acidentes ocorridos no país estiveram relacionados à altura. Em 2017, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 15% das mortes ocorridas no ambiente laboral estiveram relacionadas a quedas. Esse tipo de ocorrências é particularmente preocupante uma que, dependendo da diferença de nível onde ocorreu o acidente, ele pode ser fatal – ou seja, existe uma grande possibilidade de que o trabalhador não consiga resistir aos ferimentos.

Precisamente por isso, a realização do trabalho em alturas exige uma atenção especial em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão usados. Lançada em 2012, a Norma Regulamentadora (NR) 35 estabelece os requisitos mínimos para esses equipamentos, além de listar medidas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de ações visando à segurança e à saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente em trabalhos com essa característica específica.

 

Nesse contexto, a norma define como “trabalho em altura” como sendo toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda. O item 2.1 estabelece ainda que é dever da empresa garantir a implementação das medidas de proteção e fornecer o material adequado para que os profissionais possam realizar suas atividades com segurança. Caso a fiscalização comprove alguma infração, a empresa poderá ser multada de R$ 400 a R$ 6 mil.

Portanto, é essencial é tomar todas as medidas preventivas de modo a evitar acidentes envolvendo quedas de alturas. Os cinturões e trava-quedas são itens indispensáveis nesse contexto. No post de hoje, apresentamos as principais características desse tipo de EPIs produzidos pela Hércules®. A Hércules®, pertencente ao grupo Ansell, é uma das maiores empresas em soluções de proteção do mundo e parceira da Corsul.

 

Continue a leitura e saiba como o trabalhador pode efetivamente estar protegido e seguro nas alturas!

 

Linha de trava-quedas HCA

Imagem1

Certificado de Aprovação (C. A.): Conjugado com o Cinto de Segurança.

Os trava-quedas retráteis da linha HCA da Hércules® foram desenvolvidos para oferecer a máxima proteção ao trabalho nas alturas.

Com cabo de 10 metros, são ideais para trabalhos com diferença de nível nos quais haja risco de queda, possibilitando movimentação horizontal e vertical. O equipamento de cabo em Technora é indicado para áreas classificadas como petroquímicas, plataformas de petróleo e transportadoras de combustível. A tecnologia Technora é de tamanha qualidade que foi a usada para suspender o paraquedas do robô Opportunity, da NASA, durante a sua descida em Marte!

Conta ainda com cabo/bitola medindo 4,8 mm e conector classe T, com giro de 360° e indicador de estresse. Além disso, possui caixa de alumínio fundido com pintura epóxi, alça em aço inox, mola de amortecimento conector classe B na alça e sistema interno para amortecimento de energia da queda.

 

Os produtos da linha HCA estão disponíveis em três opções:

– Trava-quedas HCA100AG com cabo em aço galvanizado;

– Trava-quedas HCA100AI com cabo em aço inox;

– Trava-quedas HCA100T com cabo em Technora.

 

É indicada para áreas classificadas como petroquímicas, plataformas de petróleo e transportadoras de combustível.

 

Linha de trava-quedas HTQR

CA: Conjugado com o Cinto de Segurança

Imagem2

A linha HTQR da Hércules® é composta por trava-quedas mais leves e com alta resistência a impactos, podendo ser utilizada por pessoas de até 136 kg. A caixa foi confeccionada em polímero de alta resistência a impacto. Acoplado a um cabo de 10 metros, está um sistema de alta resistência com mola em aço para proteção a impactos no retorno. O sistema de mola em aço inoxidável e duplo freio independente são acionados por meio de força centrífuga.

A linha HTQR conta ainda com um olhal em aço giratório na parte superior para conexão ao ponto de ancoragem. A extremidade do cabo de aço é conectada a aço forjado, tipo gancho, de 20 mm de abertura, com dupla trava e indicador de impacto.

A linha foi produzida de acordo com a NBR 14628:2010.

 

Cinturão HL00201

  1. A. n.º 35.191 

Imagem3

Confeccionado em poliéster com fivelas duplas de aço com pintura epóxi, o Cinto Paraquedista HL00201 da Hércules® é totalmente ajustável com ponto de conexão dorsal e extensor e possui indicador de impacto. Ideal para uso com trava-quedas retrátil, este EPI garante ainda mais conforto e segurança.

Além disso, possui um ajuste na cintura e dois ajustes nas pernas. O seu extensor é em poliéster com meia argola de aço. Conta ainda com fechamento peitoral em velcro, passador tipo clipe para armazenamento da sobra de fita e proteção nas fivelas de ajuste.

Fabricado de acordo com a NBR: 15836.

 

Cinturão HL00901ESAPF

  1. A. n.º 36.624

Imagem4

O Cinto Paraquedista HL00901ESAPF é totalmente ajustável e conta com ponto de conexão dorsal. Específico para uso com trava-quedas retrátil, também garante ainda mais conforto e segurança.

É confeccionado em poliéster, com fivelas duplas de aço com pintura epóxi, e possui dois ajustes nas pernas. Está equipado ainda com fechamento peitoral em velcro e passador tipo clipe para armazenamento da sobra de fita. Nas fivelas de ajuste, conta com proteção.

 

Extensor para trava-quedas retráteis HLE040TQ

Imagem5

Este extensor em cadarço é utilizado com trava-quedas retrátil.

Ele facilita a conexão em atividades verticais que exijam a utilização do trava-quedas retrátil. Está equipado com 1 conector classe “T” abertura 25 mm; 1 argola reta abertura 45 mm; e cadarço poliéster 45 mm de largura.

 

Capa para trava-quedas HLCP

Imagem6

A capa trava-quedas HLCP da Hércules® foi confeccionada em tecido de nylon grosso cordura 1000, na cor azul-escuro. Ideal para proteção de trava-quedas retrátil, em ambientes agressivos ou em locais abertos.

Disponível nos tamanhos para trava-quedas com cabo de: 6 metros (HLCP06), 10 metros (HLCP010), 15 metros (HLCP015) e 6 metros (HLCP030).

 

Deseja adquirir qualquer um dos produtos da Hércules® apresentados neste artigo ou tirar dúvidas adicionais sobre os EPIs para a proteção nas alturas? A Corsul conta com um time técnico, com ampla expertise na segurança do trabalho. Visite uma das lojas da Corsul ou entre em contato conosco clicando aqui.

Hoje, ficamos por aqui. Não perca os nossos próximos posts – aproveita que você visitou o nosso blog e curte a nossa página no Facebook ou segue a gente lá no Instagram.

 

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você