Como escolher a melhor tecnologia em correias de lixa para o seu processo?

02 ago
2021

Como escolher a melhor tecnologia em correias de lixa para o seu processo?

02 ago
2021

As correias de lixa, são itens da família de abrasivos revestidos, integram uma linha de produtos que evolui muito nos últimos anos. As correias de lixa têm larguras e comprimentos diferentes e são usadas em diferentes ferramentas de lixamento, para diversas aplicações em diversos subst­ratos metálicos. Atualmente, é possível encontrar no mercado desde opções simples, voltadas para trabalhos leves e rotineiros, até produtos de alta performance.

Com décadas de experiência na fabricação desse tipo de produtos, a 3M™ reinventou a indústria de abrasivos com os produtos Cubitron™ II. A linha, que, além de correias de lixas, inclui discos de fibra, flap disc, disco de corte e desbaste, está baseada em uma tecnologia pioneira de grão microrreplicado de precisão.

Por trás desse nome aparentemente complicado, está uma invenção simples e revolucionária: à medida que o grão de formato triangular se desgasta, ele se fratura continuamente para formar novas pontas e bordas que cortam o metal como uma faca. Sendo assim, o desgaste ocorre uniformemente, o que significa uma vida útil muito superior aos abrasivos até então existentes.

 

No post de hoje, falamos um pouco mais sobre a Linha Cubitron II e de outras linhas de correias da 3M, parceira da Corsul. Continue a leitura e saiba por que esta linha é a melhor tecnologia em correias de lixa para a sua indústria.

 

A tecnologia 3M™ Precision Shaped Grain

As Correias 3M™ Cubitron™ II oferecem um desempenho revolucionário graças à tecnologia Precision Shaped Grain (PSG), termos em inglês para “grão em formato preciso”.

Os engenheiros da 3M™ usaram um grão especial, do tipo cerâmico abrasivo, e a tecnologia PSG para orientar eletrostaticamente a estrutura triangular da lixa. A medida que são usadas, as lixas formam picos pontiagudos que maximizam o potencial de corte. Cada um desses picos corta o metal e continuamente se afia à medida em que os pontos se soltam. Isso garante um alto desempenho por mais tempo, mesmo em aplicações de produção pesadas.

Graças a essas inovações, os grãos da 3M™ se desgastam uniformemente e proporcionam mais durabilidade e consistência, tudo com menos pressão de esmerilhamento. O resultado é superior a qualquer abrasivo cerâmico industrial do mercado. Para as indústrias, isso significa mais produtividade, e para o operador, menos estresse dos discos de corte e menos fadiga.

 

Cubitron™ II: ideal para ambientes industriais

Imagem1

Os produtos da linha Cubitron™ II são ideais para diversos ambientes industriais, incluindo o desbaste robótico.

 O corte extremamente rápido e a longa durabilidade do grão cerâmico trazem aumento da produtividade e performance mais confortável, resultando em um excelente custo-benefício. Como se trata de um produto resistente ao calor, mesmo sob altas temperaturas e pressão, as queimaduras em aplicações de lixamento final são minimizadas. O tecido envolvido ainda oferece durabilidade superior, sendo o mineral colado com uma resina super-resistente para o trabalho pesado.

Na indústria, existem diversas aplicações de média e alta pressão e canais de fundição. Nesse contexto, é essencial escolher um abrasivo de alto desempenho com boa durabilidade. É o que oferece as Correia de Tecido 3M™ Cubitron™ II.

 

Vejamos algumas outras características:

– O mineral quebra-se continuamente em bordas afiadas, mantendo a capacidade de corte e reduzindo as trocas e o tempo de inatividade. Isso ajuda a maximizar a produtividade – ou seja, o operador produz mais peças por correia.

– O corte é excepcionalmente rápido, e a vida útil da correia é significativamente maior – tudo isso também ajuda a aumentar a produtividade.

– As correias Cubitron™ II foram projetadas para reduzir o aquecimento durante seu uso, reduzindo a descoloração, a oxidação do metal e as chances de rachaduras causadas por calor.

– Mesmo em aplicações robóticas ou de alta pressão, são exigidas menos trocas e há menos tempo de inatividade.

– As correias Cubitron™ II são à prova d’água e de outros lubrificantes, com resistência à ruptura e ao flexionamento.

 

Vejamos a seguir as principais características das correias Scotch-Brite™ Surface e Trizact™.

 

Scotch-Brite™ Surface

Imagem2

A linha Scotch-Brite™ Surface é fabricada com manta não tecida, reforçada com tela de algodão e impregnada com mineral abrasivo. A aderência fica por conta de uma resina à prova d’água.

Com o costado tipo “low stretch”, as correias Scotch-Brite™ são reforçadas. A trama é mais fechada com flexibilidade moderada, oferecendo uma excelente vida útil à correia. A ferramenta remove marcas de usinagem, oxidação e ferrugem.

 

Disponível em rolos e correias de várias medidas, as aplicações destas correias são variadas:

– acabamento decorativo, madeira (inclui molduras)/materiais compósitos.

– limpeza, condicionamento e pré-polimento;

– remoção de oxidação;

– rebarbação leve;

– disfarce/polimento;

– afinamento antes do polimento espelhado.

 

Trizact™

Imagem3

A tecnologia Trizact™ proporcionam alto nível de qualidade de acabamento e alta durabilidade.

Essa inovação proporciona um excelente rendimento da camada abrasiva, em função da estrutura múltipla de grãos abrasivos e grãos micro replicados por ela empregada. Isso permite diminuição de etapas de lixamento, oferecendo redução de custos diretos e indiretos. Já os ganhos e a produtividade aumentam.

Além disso, o nível de calor gerado é baixo, com pequena variação de rugosidade inicial e final, mesmo em operações que exigem baixas pressões de trabalho.

 

Vejamos outras características da Trizact™:

– resistente para operações em lixadeiras e a fratura e desgaste;

– excelente flexibilidade;

– alto rendimento, diminuindo o aquecimento gerado no lixamento;

– acabamento uniforme e consistente;

– lixamento com acabamento de alta qualidade em operações tipo flat finishing.

 

Principais aplicações:

– peças em geral de turbinas (mercado de energia e aviação);

– polimento e cromação, fabricantes de aço inox e manutenção e reparação de matrizes metálicas;

– material esportivo metálico;

– peça de mercado de metais sanitários, fundição de metais não ferrosos (zinco, alumínio, bronze);

– acabamento do diâmetro interno e externo de cilindros/eixos.

 

Para o mercado metalúrgico a 3M™ oferece uma ampla seleção de correias para atender à maioria das lixadeiras industriais. As correias mais largas são usadas com lixadeiras de correias largas, em tarefas como dimensionar chapas de metal ou adicionar um padrão de grãos ao aço inoxidável. Já as correias de largura média são usadas para remover soldas ou para ajustar o grão em aço inoxidável. Por sua vez, as correias estreitas são usadas com lixadeiras de correia portáteis para esmerilhar ou misturar soldas de ângulo reto.

 

Seja qual for a sua necessidade, a Corsul leva os produtos da 3M™ até você. Visite uma de nossas unidades ou entre em contato conosco para um orçamento clicando aqui.

 

E para não perder os próximos conteúdos do blog, curte a nossa página no Facebook ou segue a gente lá no Instagram.

 

 

Corsul – O que fazemos envolve você

 

 

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você