Nas atividades industriais é comum ambientes com presença de poeira e gás. Esses agentes podem provocar doenças ocupacionais, o que pode ser muito prejudicial ao trabalho e a saúde dos colaboradores.

Poeiras e gases são tratados como risco químico e podem estar presentes em diversos segmentos da indústria. Mas afinal o que é risco químico e como prevenir a sua equipe dele?

Nesse post vamos falar sobre o tema, explicando os riscos para a saúde do colaborador e como é possível preveni-los.

 

Risco químico

Quando encontramos agentes químicos no local de trabalho, como gases e vapores, que contenham compostos que podem trazer risco para a saúde respiratória, então esse ambiente apresenta um risco químico.

Os riscos químicos podem ser classificados de acordo com o estado físico apresentado ou sobre o tipo de ação que causam no organismo. O efeito no organismo pode ser de curta ou longa duração a depender do grau de exposição e tipo de agente químico.

Estado físico dos agentes químicos

Em um ambiente industrial, um risco químico pode estar presente em 3 estados físicos:

  • Estado sólido: poeiras, fibras, grãos, entre outros;
  • Estado líquido: Combustíveis, névoa, neblinas, etc.;
  • Estado gasoso: Vapores, gases como amônia, nitrogênio e muito mais.

Desses tipos listados, o que costuma ser mais difícil de detectar é o risco gasoso e sólido, como as poeiras finas. Essa dificuldade em ser detectado que existe um agente químico no ambiente torna o local de alto risco e pode ser muito prejudicial aos trabalhadores.

Ação no organismo

Dos riscos químicos, dos mais preocupantes são aqueles que podem atacar as vias respiratórias e a pele, que podem gerar desde algum sintoma leve, como as alergias e irritações, ou levar à morte.

Irritantes

Agentes químicos que produzem inflamação dos tecidos em contato e das vias respiratórias, como ácido clorídrico e amônia.

Anestésicos

Esse tipo de composto químico gera uma ação depressiva sobre o sistema nervoso, dando a sensação do efeito anestésico, provocando desde perda de sensibilidade, inconsciência e até a morte, como clorofórmio e éter.

Asfixiantes

Esses agentes quando presentes no ambiente, impedem a chegada de oxigênio das vias respiratórias, causando asfixia, levando inclusive a morte. Gases como nitrogênio e monóxido de carbono são exemplos desse tipo de químico.

Veneno sistêmico

Quando um agente químico pode gerar danos aos órgãos, mesmo em baixas concentrações, levando a problemas de longo prazo, causando falhas inclusive do sistema vital do corpo humano. Normalmente são encontrados no ambiente em forma de vapor, como vapores de mercúrio e arsênio.

 

Como prevenir os riscos respiratórios?

Os riscos químicos que podem afetar a respiração são diversos e devem ser prevenidos, para evitar problemas de saúde ou mesmo uma fatalidade. Então, como devemos fazer para prevenir esse risco?

O primeiro passo é identificar qual ou quais os riscos presentes no ambiente, para assim ser possível determinar qual a melhor forma proteção, tendo um Programa de Proteção Respiratória (PPR) adequado aos agentes químicos do local de trabalho.

Em qualquer nível de risco respiratório, é necessário que se faça uso de máscaras respiratórias ou simplesmente respiradores. Eles filtram o ar contaminado do ambiente para que seja inalado apenas ar puro e saudável.

Respiradores de qualidade

Os respiradores para trabalho em ambientes de risco devem ser o de maior qualidade possível e os respiradores reutilizáveis da 3MTM são os mais indicados para os mais diversos locais e riscos químicos.

Com cartuchos substituíveis que atendem os mais variados PPR, mesmo quando a concentração dos agentes químicos é muito alta. Isso se dá graças a respiradores de alta performance e cartuchos com grande capacidade de filtragem de agentes químicos, tanto para gases como poeiras finas.

Outra vantagem dos respiradores 3MTM é que estão disponíveis com máscara semifacial ou facial inteira, provendo um grau de proteção mesmo contra agentes químicos que podem gerar alergias ao contato com pele ou olhos.

Quer mais informações sobre os respiradores e cartuchos da 3MTM e qual o mais indicado para a situação da sua indústria? Entre em contato com os especialistas da Corsul através da linha direta ou contate seu vendedor Corsul.

Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você