Conheça o Fit Test e descubra sua importância para os usuários de respiradores

24 jan
2022

Não é segredo que o trabalho industrial é muito perigoso. Mas é para isso que existem os EPIs. Eles garantem a segurança aos trabalhadores. Porém, é preciso realizar testes de segurança, como o Fit Test, para confirmar a usabilidade de EPIs respiratórios, como as máscaras.

Isso porque manter a segurança e saúde dos colaboradores é essencial, além de garantir maior proteção legal para a empresa. Sendo assim, o ideal é fornecer corretamente os EPIs necessários, como indica a NR-6.

Mas não é só isso. Também será preciso cuidar da qualidade dos equipamentos, além dos treinamentos necessários para o bom uso. No blog desta semana, você confere mais sobre uma importante avaliação: o Fit Test. Acompanhe abaixo e fique por dentro de tudo sobre o tema.

 

O que é o Fit Test

Também conhecido como Ensaio de Vedação, a realização do Fit Test serve justamente para comprovar a eficácia dos aparelhos de prevenção de riscos respiratórios. Ou seja, ele indica a aplicação de ferramentas e técnicas para garantir a vedação contra agentes químicos perigosos durante o trabalho.

O que prevê a realização do ensaio é o Programa de Proteção Respiratória – Recomendações, seleção e uso de respiradores, da Fundacentro. Sendo assim, é preciso realizá-lo de maneira obrigatória, de acordo com a Instrução Normativa 01/1994. Para entender melhor, confira o que diz o capítulo 8 do PPR:

“Todo usuário de respirador com vedação facial deve ser submetido a um ensaio de vedação para determinar se o respirador selecionado se ajusta bem ao seu rosto. Os sem vedação facial não são submetidos a este ensaio.”

A ideia é justamente entender se o respirador selecionado vai ser efetivo para proteger o trabalhador, oferecendo a vedação necessária. Outras funções do exame são quantificar as partículas dentro e fora do EPI, bem como selecionar o respirador que mais se adequa ao rosto do colaborador.

 

O Fit Test Qualitativo

O Fit Test Qualitativo consiste no recebimento, por parte do usuário do EPI, de uma solução doce ou amarga através de um nebulizador. Assim, a ideia é que ele não sinta nenhum gosto ou cheiro. Caso isso aconteça, o respirador é aprovado.

Já em casos onde o cheiro ou o gosto sejam sentidos, será preciso rever a vedação do respirador. Isso porque ele deve isolar totalmente o colaborador dos elementos perigosos durante as atividades trabalhistas.

 

Quando é necessário repetir o Fit Test?

Agora você já sabe que o Fit Test é obrigatório e para que ele serve. Mas será que é preciso repetir esse teste de tempos em tempos? Bom, a normativa indica que sim, nos casos onde o trabalhador:

  • Ganhar ou perder peso;
  • Desenvolva alterações faciais, como cicatrizes ou sinais;
  • Passar por intervenções dentárias;
  • O respirador for substituído por outro modelo ou tamanho.

Assim, o ideal é que o Ensaio de Vedação de Respiradores esteja sempre atualizado, de acordo com as mudanças na condição de proteção ao colaborador.

Por isso, o ensaio de vedação deve ser realizado para cada usuário de respirador com vedação facial, no mínimo, uma vez a cada 12 meses. A sua realização deve ser registrada por escrito, conforme previsto no item 8.6 do PPR (pág 56) do PPR.

 

Como a Corsul auxilia na realização do Fit Test Qualitativo?

A Corsul, em parceria com a 3M realiza o ensaio de vedação qualitativo. ele é realizado por meio de um equipamento específico (Portacount) de maior precisão, que, ao contrário do método qualitativo, não depende da sensibilidade olfativa do usuário de equipamento de proteção respiratória para a realização do teste.

A 3M oferece a execução in company dos testes com total suporte de um especialista.

O Fit Test previne uma série de doenças respiratórias que podem acometer seus colaboradores. Por isso, procure sempre uma empresa idônea e a especialista em EPIs para a realização do mesmo, como a Corsul.

Ficou interessado em realizar o Fit Test Qualitativo e garantir a saúde e bem-estar dos seus colaboradores? Entre em contato conosco!

Aproveite e siga-nos nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite
Corsul - o que fazemos envolve você
Precisa de ajuda?