Nos mais diversos tipos de produtos e máquinas, o aspecto visual é muito importante e, muitas vezes, é essencial para a melhor execução de uma tarefa.
Para que uma superfície fique com excelente acabamento, é necessário, antes de mais nada, que ela seja corretamente preparada, de acordo com o que se deseja realizar com o produto.
E como realizar este preparo de forma adequada? É o que você vai descobrir no artigo de hoje!
Qual a importância de um bom acabamento?
A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em acabamento, é a beleza do produto ou objeto. Contudo, na indústria, o acabamento de superfície é de suma importância, já que é por meio dele que muitas propriedades dos materiais são melhoradas.
Superfícies mais lisas são mais fáceis de refletir luz, por exemplo, ou mais fácil de perceber imperfeições ou mudanças. Já superfícies com uma certa rugosidade são mais adequadas para pintura, solda ou mesmo selagem.
Portanto, é necessário ter em mente o tipo de aplicação da peça para que a superfície seja preparada de forma adequada.
Tipos de acabamento
De acordo com aspecto visual, rugosidade e aplicação, existem alguns tipos diferentes de acabamentos, conforme listamos a seguir:
- Bruto – Material exatamente como ele é;
- Rebarbado – Apenas removido cantos vivos que podem danificar o produto ou quem vai utilizá-lo;
- Usinado – Processo para melhorar a aparência e medidas do produto;
- Retificado – Aumenta a precisão das medidas do produto;
- Lixado – Ajuste das características de superfície do material/produto;
- Polimento – Acabamento com características de “espelhamento” da superfície do material.
Destes tipos de acabamento, o que mais é utilizado, independentemente do tipo de material, é o lixamento. Afinal, ele é o responsável por alterar significativamente a superfície para poder realizar o trabalho desejado, como pintura, por exemplo.
Lixamento
É um processo muito utilizado para alterar as características de uma superfície, fazendo com que atinja o ponto ideal para a aplicação de algum tipo de acabamento.
O lixamento pode ser dividido em 3 etapas: lixamento grosso, lixamento intermediário/médio ou lixamento fino. Com essas divisões, é possível determinar qual o melhor equipamento para realizar o processo e assim obter o resultado esperado.
Portanto, lembre-se de que antes de mais nada é necessário determinar qual a necessidade do lixamento, como por exemplo, soldar, pintar, colar ou selar, dentre outras opções.
Depois disso, é necessário selecionar uma boa lixadeira e o conjunto certo de acessórios para realizar o trabalho.
Como existem lixas para diversos tipos de rugosidade, não há como determinar o tempo exato nem duração da tarefa, mas, pode-se utilizar equipamentos adequados para o trabalho.
A lixadeira certa
Para que o lixamento possa ser feito de maneira prática, é fundamental o uso de lixadeiras com baixo peso e com alta ergonomia. Elas permitem trabalhos mais longos sem cansaço ou geração de impactos na saúde a longo prazo.
Uma das soluções que podemos falar sobre isso é a Lixadeira 3MTM Roto Orbital, ideal para qualquer tipo de lixamento industrial. Com ela o trabalho pode ser realizado de forma rápida e com pouco esforço para o operador.
Suporte para lixas
Além de uma boa máquina para executar um bom trabalho, as lixas devem se encaixar de forma adequada na lixadeira, permitindo, quando necessário, a aspiração de pó formado durante o processo de lixamento.
O pó que se forma durante o processo de lixamento pode, em alguns casos, danificar a superfície que se está trabalhando, causando problemas no uso do produto, ou até mesmo a perda total dele.
Assim, suportes que permitam a aspiração desse pó/detrito, são melhores e ajudam a tornar o trabalho de lixamento mais rápido e com menor chance de retrabalho.
Por isso a 3M possui uma linha completa de suportes de lixamento, adequada a cada uma das 3 etapas que se pode executar, com ou sem aspiração de pó, para melhor conforto e trabalho.
O tipo de lixa faz diferença
Com a lixadeira e o suporte correto, o uso de lixas de alta qualidade podem reduzir significativamente o tempo de trabalho para obter a superfície desejada.
Por isso, fazer o uso de lixas que possuam tecnologia que melhoram o acabamento e velocidade do processo é essencial, como os discos das lixas da linha Hookit da 3MTM.
Os discos Hookit 338U e 775L Clean Sanding são perfeitos para lixamentos de superfícies que necessitam de pintura ou polimento, por exemplo, reduzindo tempo de trabalho e esforço do operador. Além disso, tem uma vida útil maior que outros discos do mercado.
Consulte a Corsul para maiores informações sobre diferentes tipos de equipamento voltados para o lixamento de superfícies.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.