A proteção auditiva é um tema ainda pouco debatido na sociedade. Isso acontece por conta de que, diferente dos acidentes, os malefícios da exposição inadequada a ruídos no ambiente de trabalho não aparecem a curto prazo.
Conforme informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), estima-se que de 30 a 35% dos casos de perda auditiva tenham ocorrido por conta de uma exposição rotineira a ruídos que causem surdez. E um dos locais onde isso pode acontecer é nas empresas em que as pessoas trabalham.
Infelizmente, quando alguém começa a sentir os efeitos da exposição prolongada a ruídos pode ser tarde demais. Por isso, investir na prevenção ainda é a melhor forma de garantir segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Confira a seguir algumas informações que a Corsul, especialista há mais de 30 anos na área de equipamentos de proteção e segurança no trabalho, tem para compartilhar com você.
A audição é uma das formas de nos orientarmos no mundo
Os seres humanos são dotados de 5 sentidos, visão, olfato, paladar, tato e audição. Juntos, eles nos fornecem informações importantes para podermos viver no mundo, nos protegendo dos perigos, permitindo que possamos nos alimentar e também trabalhar.
No entanto, é justamente no ambiente de trabalho que esses sentidos podem ser afetados por fatores de risco. E até parece contradição falar, mas neste contexto, a audição apesar de captar todos os sons, enfrenta de forma silenciosa os malefícios causados pelos ruídos que escuta.
Como utilizar proteção auditiva no trabalho?
Existe um conjunto de Normas Regulamentadoras (NR) que definem regras e obrigações mínimas de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Elas ditam orientações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também sobre obrigações legais de empregadores e colaboradores no ambiente de trabalho.
A NR 7 indica a obrigação do uso de proteção auditiva para trabalhos realizados em condições de ruídos acima dos 85 decibéis (dB). Já a NR 15 regulamenta o tempo de exposição permitindo em cada nível de ruído. Confira na tabela a seguir:
Na mesma NR constam ainda o impedimento de exposição a ruídos maiores que 115 dB sem o uso de EPIs adequados.
Quais são os EPIs de proteção auditiva?
A NR 06 indica a utilização de 3 tipos de proteção auditiva aos trabalhadores que atuam em meio a riscos ocasionados pela exposição aos ruídos:
Protetor auditivo circum-auricular
Conhecidos também como fones ou abafadores, os protetores desta classificação possuem arco tensor que fica em volta da cabeça de quem o usa. Ele pode ser usado em conjunto com outros EPIs e pode estar, inclusive, acoplado a capacetes no estilo de duas conchas.
A conchas tem material isolante e são feitas para abafar o som dos ruídos que afetam a audição. Eles têm proteção moderada e ainda permitem a comunicação. Por isso, são indicados para atividades que exigem comunicação durante o processo de trabalho. Além disso, é possível manusear ele usando luvas, que evita contato com sujeira ou contaminação do canal auditivo.
Um dos modelos conhecidos são os Abafadores 3M™ Peltor™ linha H, com uso indicado para diferentes ambientes.
Protetor auditivo de inserção
Os protetores auditivos de inserção são moldados ou pré-moldados, garantindo um encaixe adequado no interior do canal auditivo. Ele oferece uma proteção maior contra ruídos e barulhos mais agudos.
Geralmente, são fabricados com algum tipo de espuma ou borracha, na qual o trabalhador aperta para colocar no ouvido e ela se expande dentro do canal auditivo, preenchendo o espaço e minimizando a passagem de ruídos.
O EPI deve ser manuseado apenas com as mãos limpas para evitar contaminação do local de aplicação e futuras consequências, como infecções. Afinal, a parte interna do ouvido humano é sensível e merece atenção e cuidado.
Alguns modelos, como Protetor Auricular 1110 da 3M™ ou Protetor Auditivo E-A-R™ Flexible Fit da 3M™, vêm equipados com cordão, para ajudar a prevenir a perda por parte do usuário.
Protetor auditivo semi-auricular
Os protetores semi-auriculares são pré-moldados que ficam na parte interna dos ouvidos. Geralmente, estão acoplados a uma haste de plástico que fica na parte superior da cabeça ou atrás do pescoço.
A depender da atividade que o trabalhador venha a executar, as hastes podem ser uma ótima forma de fixação do protetor auditivo.
Na Corsul você encontra EPIs para proteção auditiva
A Corsul possui mais de 3 décadas de experiência na área industrial, fornecendo insumos e equipamentos de segurança para diversos setores. Aqui você encontra as melhores marcas de EPIs, que aliam alta tecnologia, qualidade, segurança, durabilidade e conforto aos trabalhadores.
Uma de nossas parceiras é a 3M, referência em fornecimento de equipamentos de proteção auditiva no Brasil e no mundo.
Gostou dessas dicas? Então, entre em contato com a Corsul e garanta os EPIs ideais para a sua empresa.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.
Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.