Boas práticas relacionadas à proteção auditiva

25 fev
2021

Boas práticas relacionadas à proteção auditiva

25 fev
2021

A intensidade sonora tolerada pelo ouvido humano em uma intensidade que não gere danos é limitada a 85 decibéis por, no máximo, oito horas diárias. Esse valor é estabelecido pela Norma Regulamentadora n.º 15 (NR-15), da Portaria MTb n.º 3.214/1978. Basicamente, de acordo com a norma, quanto mais alto é o som emitido, menor é o tempo de exposição segura. Para termos uma ideia, um som de 120 decibéis só é permite a exposição diária segura por, no máximo, cinco minutos – essa intensidade é facilmente emitida por um trio elétrico.

Durante determinadas atividades laborais, a exposição a ruídos é um frequente risco ocupacional.

Quando a exposição ao som alto é súbita e ocorre de forma muito intensa, pode ocorrer o chamado “trauma acústico”. Trata-se de uma lesão temporária ou definitiva nas estruturas do ouvido. Outro tipo de alteração auditiva provocado pela exposição ao ruído intenso é a mudança transitória de limiar – uma diminuição da acuidade auditiva que pode retornar ao normal, depois de um período de afastamento da fonte do ruído.

Já a Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a lesão provocada por uma exposição prolongada ao ruído. Configura-se como uma perda auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva, de acordo com o tempo de exposição.

As fontes mais frequentes de ruído nos ambientes laborais são as máquinas. Por isso, as indústrias são frequentemente ambientes ruidosos, especialmente as dos setores da construção, da metalmecânica e da madeira. Sendo assim, é extremamente importante tomar os devidos cuidados de proteção para prevenir os ouvidos dos trabalhadores.

Pensando nisso, no post de hoje apresentamos os equipamentos da linha de Proteção Auditiva da 3M™, parceira da Corsul. De protetores auriculares de inserção aos modelos de abafadores tipo concha, incluindo o modelo comunicador com tecnologia bluetooth, as empresas contam com uma vasta linha de soluções para uma adequada proteção de seus trabalhadores. Para conferir as funcionalidades dos principais equipamentos que selecionamos no post de hoje, é só continuar a leitura!

Abafadores tipo concha linha 3M™ Peltor™ X

Imagem1 2

A linha de abafadores 3M™ é construída com base no que existe de melhor e mais moderno em soluções de engenharia acústica. O design é focado em três aspectos: 1) conforto do usuário, 2) atenuação adequada e 3) compatibilidade com outros equipamentos.

Não à toa, os abafadores tipo concha da linha 3M™ Peltor™ X constituem uma evolução nos equipamentos de proteção auditiva. Trata-se de uma linha com mais de dez modelos, que contam haste fixa ou haste metálica e podem ser usados acima da cabeça ou acopláveis a capacetes 3M H-700, unindo a ergonomia ao conforto e à segurança.

Vejamos algumas funcionalidades e características:

– a haste sobre a cabeça é em aço-mola inoxidável, eletricamente isolada, havendo a opção de haste plástica, eletricamente isolada para utilização com capacete;

– a haste conta com dois pontos de apoio para melhor fixação, conforto e respirabilidade;

– a concha tem revestimento em TPU, para uma maior absorção do impacto e ruído;

– a espuma viscoelástica molda-se ao rosto do usuário, impedindo vazamento de ruídos;

– o anel extensor reduz frequências ressonantes, melhorando a atenuação de ruídos;

– a linha proporciona mais durabilidade e resistência ao impacto.

Abafadores tipo concha linha 3M™ Peltor™ H

Imagem2 5

Os Abafadores 3M™ Peltor™ linha H são ideais para diversos ambientes, inclusive os climatizados ou com baixas temperaturas. Eles contam com uma espuma exclusiva, com agente bactericida, e são revestidos com uma membrana anticondensação, impedindo a proliferação de fungos e bactérias e facilitando a higienização.

São ao todo quatro tipos de conchas com diferentes atenuações e três tipos de hastes para melhor compatibilidade com outros EPIs.

Vejamos outras características:

– a haste é em aço-mola inoxidável, o que garante pressão constante das conchas e atenuação do ruído durante toda a jornada de trabalho;

– adapta-se à maioria dos perfis faciais;

– as almofadas são preenchidas não só com espuma, mas também com fluido amortecedor, para mais conforto;

– os anéis largos e macios proporcionam uma boa selagem e conforto.

Acessório Comunicador para Abafadores 3M ™ Peltor™

Imagem3 1

O Comunicador Peltor X™ é um dispositivo sem fio, que transforma de forma rápida e fácil, os protetores auditivos da 3M™ Peltor™ Série X em um comunicador para uso em ambientes ruidosos.

O equipamento permite fazer e receber chamadas importantes, sem que o trabalho tenha que remover a proteção auditiva ou deixar o local de trabalho. Com um microfone equipado com um sistema de cancelamento de ruídos, tecnologia bluetooth e a alta resistência a ambientes agressivos, como fábricas e ambientes de construção civil, este equipamento pode ser utilizado com apenas um toque, mantendo os trabalhadores seguros no ambiente de trabalho.

Vejamos outras funcionalidades:

– bateria para oito horas ininterruptas de uso;

– resistência a ambientes agressivos (IP54);

– microfone com cancelamento de ruído;

– entrada para recarga USB;

– espuma que se molda ao rosto, impedindo “vazamento” de ruídos;

– montagem em segundos em uma ampla variedade de modelos e atenuações da linha Peltor X™.

Protetores auriculares de inserção

Imagem4 Imagem5 2

Os protetores auriculares da 3M™ contam com desenho ergonômico e espuma macia, para uma excelente vedação do ruído.

O modelo 3M™ 1100 (C.A. 5674) conta com base plana e topo arredondado, dando maior conforto ao usuário. O seu nível de redução de ruído (NRRsf) é 16 dB. Apresenta superfície lisa e é resistente à sujeira, para um uso mais higiênico. A sua espuma é hipoalergênica, sendo capaz de criar excelente vedação para redução de ruído no canal auditivo. Por ser moldável, adapta-se à maioria dos condutos auditivos.

O modelo 3M™ 1110 é equipado com cordão, para ajudar a prevenir a perda do protetor.

Protetor Auditivo Pré-Moldado 3M™ Millenium

Imagem6

O Protetor Auditivo Pré-Moldado 3M™ Millenium (C.A. é 11882) está disponível em três tamanhos, para um maior conforto do canal auditivo.

O seu modelo é tipo plugue e a haste vem cores diferentes para cada um dos três tamanhos, proporcionando uma rápida identificação visual. Sendo firme, essa haste facilita a introdução dos flanges dentro do canal auditivo.

A classificação de redução de ruído (NRRsf) do Protetor Millenium é 17 Db.

Linha Pré-Moldados 3M Pomp Plus

Imagem7

Confortáveis, hipoalergênicos, higiênicos e reutilizáveis, os Protetores Auriculares 3M™ Pomp Plus (C.A. 5745, gravado na própria haste do produto, como sugerido pelo Ministério do Trabalho) são um dos mais conhecidos e bem-aceitos do mercado.

Com três flanges curvas, eles adaptam-se aos diferentes formatos de canais auditivos e ajudam a reduzir a exposição aos níveis perigosos de ruído e outros sons indesejados. As matérias-primas utilizadas são atóxicas, com silicone grau farmacêutico, respeitando os mais elevados padrões internacionais. Estão disponíveis em vários estilos e duas opções de cordão – poliéster e PVC.

3M™ E-A-Rfit™ – Sistema de Validação da Atenuação Individual

O ensaio de atenuação pessoal para protetores auditivos consiste em medir o nível de redução de ruído ou a atenuação que um protetor auditivo fornece enquanto está sendo usado por um trabalhador. Trata-se de um bom teste para saber se as equipes estão recebendo a proteção adequada.

O sistema 3M™ E-A-Rfit™ proporciona a medição do nível único de atenuação de cada funcionário, por meio de ensaios de atenuação pessoal dos protetores auditivos, ajudando, assim, a identificar eventuais falhas ou subproteção. O sistema permite testar ambas as orelhas simultaneamente, em menos de 5 segundos.

A Corsul oferece o serviço E-A-Rfit™ aos clientes que fecharam parceria na linha de protetores auditivos 3M™. Para saber mais sobre este serviço, basta contactar-nos agora mesmo clicando aqui. E para adquirir qualquer um dos produtos apresentados neste post, é só visitar uma das filiais da Corsul ou fazer seu orçamento online agora mesmo clicando aqui.

Imagem8

Há 29 anos no mercado, a Corsul tem as melhores e mais avançadas soluções de segurança para a sua empresa.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você