Veja a vestimenta ideal para lidar com produtos químicos

09 maio
2022

Desde o final do século XIX a indústria vem evoluindo e criando mais produtos, em diversos ramos. Um ramo em especial, que necessita de uma atenção extra, quando falamos na segurança dos colaboradores é a indústria química.

A amônia, um produto químico muito utilizado em uma grande quantidade de empresas de vários segmentos, é muito prejudicial à saúde. Por isso, é muito importante que se tenha a proteção adequada para trabalhar em ambientes com presença de gás amônia.

Assim, neste artigo iremos falar um pouco sobre o traje de proteção Nível A ou proteção Tipo 1, adequados a ambientes com gases desse tipo.

 

Por que é tão importante uma vestimenta de proteção para quem trabalha com amônia?

De acordo com a DuPont, só no ano de 2013 no Brasil ocorreram 717 mil ocorrências com vazamento de amônia. Um número muito alto para apenas acidentes com um único risco.

A amônia, muito presente em diversos ramos de atividade, também pode gerar muitos problemas. Afinal, em um acidente, concentrações acima de 100 ppm (partes por milhão) do gás, já ocorre irritação na pele e acima de 300 ppm, apresenta risco iminente à saúde ou vida (IDLH), como mostra a tabela do CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Por isso, o número de acidentes além de alto, pode gerar um grande risco à saúde de todos os profissionais envolvidos em trabalhos que envolvem amônia, seja de forma direta ou indireta.

Para reduzir ou eliminar esses riscos, roupas de proteção adequadas são necessárias, tanto para as operações de trabalho, como para operações de resgate ou contenção de vazamentos.

Nesse sentido, roupas de proteção Nível A são obrigatórias para o trabalho, exigidas pela Norma Técnica 3 DSST/SIT e pela NR 36.

 

Quais os níveis de proteção dos trajes para área química?

Saiba a diferença entre classificação Tipo 1 e Nível A.

Quando verificamos o CA 35.752 da vestimenta Tychem® 10000, produzido pela Dupont™, observamos a certificação para Tipo 1. O CA para todas as vestimentas de proteção química utiliza a Norma ISSO 16602:2007, onde existem 6 classificações (do Tipo 1 ao Tipo 6). O mercado também utiliza a classificação da EPA/OSHA, dos Estados Unidos, a qual possui 4 níveis de classificação (do Nível A ao Nível D).⠀

Tanto o Tipo 1, quanto o Nível A, referem-se à vestimenta encapsulada totalmente hermética. Existem quatro classificações para vestimenta de proteção, Nível A, Nível B, Nível C e Nível D. Cada um dos níveis de proteção tem suas exigências, variando não só em grau de proteção, mas também em tipo de segurança, como de corpo inteiro ou somente algumas partes.

Para entender melhor, vamos ver quais as exigências das normas para cada Nível de proteção.

Proteção Nível A

Vestimentas de proteção Nível A devem proteger todo o corpo, inclusive rosto e sistema respiratório. Esse tipo de traje é composto por botas de proteção química, máscaras SCBA, luvas de dupla proteção química e traje encapsulado hermético com alto grau de proteção da pele.

Proteção Nível B

Esse tipo de traje se assemelha ao de Nível A, porém ele deve garantir proteção contra respingos, podendo ou não ser encapsulado, enquanto o de Nível A deve garantir proteção contra névoas, vapores e gases.

Proteção Nível C

Esse Nível de proteção o traje não é encapsulado e a máscara é convencional, com sistema de filtro, sem necessidade de ser SCBA ou de ar mandado, reduzindo a proteção respiratória em relação a proteção Nível B.

Proteção Nível D

Já a proteção Nível D, não é obrigatória a proteção respiratória, sendo apenas proteção dos olhos, mãos, pés e pele que devem ser protegidos. O traje para esse Nível é de acordo com a atividade a ser executada.

 

Todos os trajes Nível A são adequados para amônia?

Como você pode ver até aqui, em nenhum momento foi citado que o traje Nível A deve ser adequado para proteção contra amônia, apenas que deve proteger a pele contra vapores e gases.

Isso indica que ter o certificado Nível A não garante proteção contra amônia ou qualquer gás específico.

Contudo, a Dupont, para garantir uma proteção total, possui uma solução adequada para trabalho com Amônia, o traje de proteção Tychem® 10000. Ele fornece uma proteção para mais de 322 ameaças químicas em acordo com a norma ASTM F739.

O traje Tychem® 10000 vem com meias acopladas, luvas e visor, garantindo uma proteção de alto Nível em qualquer situação.

Para mais informações sobre as soluções Dupont para trabalho com amônia, entre em contato com a Corsul pelo nosso atendimento no WhatsApp.

Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite

Corsul - o que fazemos envolve você