Fit Test Qualitativo
A Corsul tem uma equipe responsável em
fazer ensaios de proteção respiratória
O ensaio de vedação facial é um método capaz de assegurar uma selagem inicial adequada para a proteção respiratória eficiente, visto que as falhas de vedação contribuem significativamente para reduzir o fator de proteção atribuído a um respirador.
Para garantir a efetividade da proteção respiratória dos respiradores N95, os operadores são submetidos ao teste de vedação. Este teste, que pode ser quantitativo ou qualitativo, é realizado para selecionar equipamentos de proteção respiratória (EPR) de tamanho e formato adequados ao rosto de cada usuário. Para isso, os testes investigam possíveis falhas de vedação entre o respirador e a face do operador, que resultarão em vazamentos de ar e consequentemente a exposição do operador ao agente nocivo a saúde, mesmo com a utilização dos respiradores.
No Brasil, a Instrução Normativa No. 1 de 15 de agosto de 1994, instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, torna obrigatória a incorporação do Programa de Proteção Respiratória em todas as instituições de saúde. O programa deve conter medidas e práticas documentadas sobre o teste de vedação e os responsáveis pela sua realização, assim como a avaliação médica e treinamento dos operadores para utilização dos EPR
Programas de proteção e ensaios de vedação
Você sabe o que é o eSocial e como ele vai impactar o dia a dia de sua empresa?
O eSocial é um projeto conjunto do Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência Social, INSS, Caixa Econômica Federal e Receita Federal que unificará informações e obrigações do empregador em um único canal e dará mais visibilidade para os processos internos das empresas. No módulo de segurança, sua empresa precisará responder se garante a eficiência e eficácia dos EPIs disponibilizados para seus empregados.
Mas como você pode se preparar para melhor atender a esses requisitos do eSocial?
A 3M possui serviços que garantem a individualização do EPIs, sua eficácia e correta avaliação dos riscos. Confira abaixo:.
O desenvolvimento de programas de proteção está relacionado à grandes desafios das empresas, como preservar a saúde do trabalhador, prevenir acidentes, atender à legislação vigente, aumentar a produtividade dos trabalhadores, gerar evidências relacionadas a atividades de EHS e prevenir passivos trabalhistas. A plataforma web 3M com Você é um recurso exclusivo 3M que elabora o documento base dos programas de proteção respiratória e auditiva, através de um sistema seguro e acessível de qualquer computador. O ciclo de criação conta com 5 etapas que tem suporte total de um especialista 3M:.
Seleção dos respiradores
Elaboração do documento PPR
Ensaio de
vedação
Treinamento
de usuário
Auditoria
do PPR
O PPR (Programa de Proteção Respiratória) é feito com base no manual da FUNDACENTRO e o PCA (Programa de Conservação Auditiva) é feito com base no manual 3M de Proteção Auditiva, feito em conjunto entre nossos especialistas e fonoaudiólogas.
As empresas precisam oferecer diferentes tamanhos de calçado que sirvam nos diferentes tamanhos de pé de seus funcionários. O mesmo acontece com os respiradores. Um único modelo não irá proteger a todos os tipos de rostos. Mas como saber qual modelo é ideal para cada pessoa?
O ensaio de vedação é um procedimento utilizado para testar a efetiva adequação dos respiradores ao usuário. O método quantitativo é realizado por meio de equipamento específico (Portacount) de maior precisão, que, ao contrário do método qualitativo, não depende da sensibilidade olfativa do usuário de equipamento de proteção respiratória para a realização do teste.
A 3M oferece a execução in company dos testes com total suporte de um especialista 3M.
Entre em contato e
solicite um orçamento
Muitas doenças podem ser evitados com o uso correto dos respiradores, por isso a importância de fazer o ensaio de vedação. Dessa forma sua empresa garante um trabalho seguro para seus colaboradores na área de risco.