Oferecer proteção respiratória aos trabalhadores no ambiente de trabalho não apenas ajuda a prevenir doenças respiratórias, mas também é uma maneira de promover mais qualidade de vida no espaço laboral.
A proteção respiratória auxilia na construção de um espaço mais seguro para o desenvolvimento de atividades ocupacionais em que o trabalhador esteja exposto a agentes nocivos ao sistema respiratório, como partículas perigosas, gases e vapores tóxicos e poeira.
Os respiradores são os principais equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para locais de trabalho onde o risco de danos respiratórios é presente, e dentre suas diversas categorias, estes podem ser divididos por duas características: os descartáveis e os reutilizáveis.
Conheça, na continuidade, as diferenças entre os dois tipos de proteção respiratória, suas aplicações e onde encontrá-las.
Por que utilizar equipamentos de proteção respiratória?
Utilizar equipamentos de proteção respiratória é fundamental para proteger as vias aéreas e a boca dos trabalhadores contra riscos ambientais, especialmente substâncias químicas e particulados, pois a exposição a estes elementos pode resultar em sérios problemas de saúde, como doenças respiratórias e intoxicações.
Cada atividade no ambiente de trabalho possui características específicas que demandam uma análise cuidadosa para determinar o tipo adequado de proteção, levando em consideração as orientações das normas regulamentadoras NR-6 e NR-9.
Por isso, na escolha do equipamento de proteção respiratória ideal para sua empresa, é importante que o equipamento tenha o Certificado de Aprovação do MTE e seja adequado ao tipo de substância manipulada.
Assim, a utilização de equipamentos de proteção respiratória não só assegura a saúde dos colaboradores, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas de segurança ocupacional.
As diferenças dos tipos de respiradores e suas utilizações
Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de respiradores mais utilizados nos locais de trabalho que oferecem risco à saúde respiratória do trabalho: os protetores reutilizáveis e os protetores descartáveis.
Confira os atributos de cada um:
Respiradores descartáveis
- São separados em três classes de filtragem: PFF1, PFF2 e PFF3. A sigla PFF refere-se ao termo Peça Facial Filtrante, de acordo com a norma ABNT NBR 13698:2011.
- Geralmente são semifaciais e podem ser encontrados em formato dobrável, concha, painéis, dentre outros.
- Podem ser equipados com sistema de válvula, embora este não seja recomendado para todos os tipos de atividade.
- Alguns modelos dispõem de manta de carvão ativado, protegendo contra odores de vapores orgânicos.
- Possuem opções dedicadas ao conforto do usuário, como faixas elásticas ajustáveis e clipes de nariz com espuma nasal que ajudam a melhorar a vedação.
Onde utilizar: os respiradores descartáveis são ideais para lugares que há riscos de contaminações elevados e exposição limitada; além disso, existe mais praticidade em seu descarte.
Respiradores reutilizáveis
- Possuem cartuchos e filtros de partículas trocáveis para quando o filtro utilizado estiver saturado, mantendo a capacidade de reter agentes contaminantes.
- Podem ser semifaciais, cobrindo a região do nariz e da boca, ou uma peça facial inteira, com um visor de material rígido transparente.
- Possuem opções focadas na utilização por longos períodos, sendo macios, confortáveis e proporcionam ótimo ajuste ao rosto do trabalhador.
- Geralmente oferecem uma relação de custo-benefício melhor quando comparados a outros tipos de respiradores.
Onde utilizar: os respiradores reutilizáveis são ideais para ambientes com maiores riscos e a necessidade do uso mais prolongado.
Encontre proteção respiratória de qualidade na Corsul
Na Corsul, você encontra as melhores opções de proteção respiratória para sua empresa.
Respiradores reutilizáveis e descartáveis para garantir mais saúde aos seus trabalhadores e mais segurança nas atividades laborais, segundo as normas regulamentadoras vigentes.
Além disso, possuímos outras linhas de EPIs para a proteção respiratória, como equipamentos autônomos, respiradores de fuga e equipamentos de ar mandado, todos fornecidos pelos melhores parceiros do mercado.
Fale com um de nossos consultores para descobrir qual a melhor opção para o seu negócio e garanta mais qualidade, segurança e conforto em qualquer aplicação da sua empresa.
Até o próximo post!
Corsul – O que fazemos envolve você