As luvas são um dos itens mais utilizados em diversos segmentos industriais, de pesquisas a manipulação de alimentos. Por isso, é essencial que estejam de acordo com todas as normas de saúde e segurança do trabalho.
Como existem diversos tipos de atividades que podem requerer o uso das luvas, também há diferentes tipos de luvas, para os mais variados trabalhos.
Para facilitar as a identificação das luvas, tem 2 tipos iniciais de classificação:
- Luva de uso único (Luvas descartáveis);
- Luva reutilizável.
Luvas de uso único e luvas reutilizáveis
Para facilitar a utilização das luvas, elas foram separadas reutilizáveis e de uso único. Como o próprio nome sugere, as luvas reutilizáveis, é possível usar, guardar e usar novamente diversas vezes.
A quantidade de vezes que uma luva reutilizável pode ser utilizada depende de vários fatores, como o tipo de luva, trabalho realizado e quais produtos estão envolvidos no processo.
Já as luvas de uso único, só podem ser utilizadas uma única vez, sendo descartadas logo em seguida a finalização da tarefa. Isso se deve às chances de contaminação que essas luvas podem causar ou mesmo o alto risco à saúde que podem provocar caso sejam reutilizadas.
Contudo, em ambos os casos é necessário que ocorra a marcação de CA (Certificado de Aprovação) de forma individual, isto é, em cada luva deve aparecer o código do CA.
Mudança com o comunicado 57
Em dezembro de 2020, o Ministério do Trabalho lançou um comunicado 57 alterando requisitos técnicos para as luvas de proteção.
Algumas das alterações realizadas facilitam a produção de luvas de uso único, normalmente conhecidas como luvas descartáveis.
Marcação das luvas descartáveis
Uma das grandes alterações realizadas com o comunicado 57, diz respeito às marcações de CA feitas nas luvas descartáveis. A partir da publicação do comunicado 57, não é mais obrigatório a marcação de CA de forma individualizada em cada luva.
Desta forma deve-se realizar a marcação do CA na embalagem do produto, mantendo o padrão estabelecido, de estar de forma indelével e visível com nome da empresa fabricante (ou importador), lote para rastreamento, data de fabricação com no mínimo mês e ano e código do CA.
Essa alteração facilita a fabricação das luvas descartáveis, já que a marcação pode ser realizada somente na embalagem do produto, sem necessidade de estar presente em cada luva.
Cuidados com a marcação
Apesar de simplificar a marcação do CA e da rastreabilidade do produto, ainda se deve tomar alguns cuidados:
- A marcação deve permitir o completo rastreamento do EPI;
- A nome da empresa deve estar registrada devidamente na Receita Federal ou possuir registro de Marca;
- Em caso de importador, deve ter autorização para utilizar a marca do fabricante, devidamente documentada;
- A mudança na forma de marcação da luva obriga a gerar novo CA.
E como fica as luvas com a marcação antiga?
As luvas já produzidas, utilizando o método anterior de marcação, tendo seu CA válido, continuam podendo ser comercializadas e utilizadas normalmente. Contudo o CA das luvas marcadas individualmente não pode ser utilizado com o novo modelo de marcação, sendo obrigatório passar pelo processo de novo CA.
Saiba mais sobre o comunicado 57 neste vídeo:
Luvas ansell já estão de acordo com comunicado 57
Na Corsul você encontra luvas dos mais variados tipos e para diversas atividades específicas. Todas as luvas de uso único, ou descartável, da marca Ansell, que você encontra em nossas lojas, contam com o Certificado de Aprovação já no novo modelo e com alta qualidade e segurança.
Para mais informações sobre o que o comunicado 57 pode afetar a aquisição de luvas descartáveis, entre em contato com a Corsul pela linha direta.
Continue acompanhando o blog da Corsul para ficar por dentro de todas as novidades da área e não esqueça de seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.