Trava-quedas retrátil: como evitar acidentes em área de carga de caminhões

19 abr
2023

É fato que alguns setores de trabalho oferecem riscos de acidente maiores que outros. Por esse motivo, as empresas conscientes oferecem aos seus funcionários equipamentos de proteção individual (EPI) para a execução desses serviços, como, por exemplo, o trava-quedas retrátil.

Entre os setores com maiores riscos de acidente, as atividades que envolvem trabalhos executados em áreas mais altas, como, por exemplo, carga e descarga de caminhões, são sempre motivo de preocupação para o setor de segurança do trabalho das empresas.

Os números de acidentes de trabalho têm crescido no Brasil e esses dados devem servir de alerta para os gestores desses setores para a necessidade de investimento em EPIs e consultorias especializadas para os empreendimentos que possuem carga e descarga de caminhões.

Pensando nisso, apresentaremos a seguir informações que poderão seguir como um guia para prevenção de acidentes envolvendo trabalhos em altura, entre elas, o uso do trava-quedas retrátil.

Os riscos de acidentes com áreas de carga

Primeiro, precisamos esclarecer que toda atividade executada a mais de dois metros acima do nível inferior envolve risco de acidente.

Segundo estudos especializados, serviços praticados a partir dessa altura já produzem risco eminente à vida. Logo, a partir dessa altura já é necessário usar EPIs, como o trava-quedas retrátil.

Considerando isso, empresas que atuam com área de carga (ou seja, enlonamento, carga ou descarga de caminhões e vagões) precisam de atenção aos motivos que geralmente ocasionam os acidentes.

As quedas na execução desses serviços geralmente acontecem pela falta de proteção adequada, como o uso de linhas de vida, cinto de segurança e trava-quedas retrátil em situações de movimentação em pisos irregulares ou superfícies sujas por substâncias escorregadias, como óleos e graxas.

Além disso, podemos citar como motivo de acidentes o uso de equipamentos inadequados, como calçados e luvas impróprias; movimentação inesperada do caminhão no momento da atividade de carga ou descarga; e acesso difícil ou perigoso ao topo da carga.

A apreensão quanto aos riscos de acidente de trabalho não existe ao acaso. O Quarto Tribunal Regional de Justiça do Trabalho, em incentivo ao Abril Verde (mês de homenagem às vítimas de acidente de trabalho), publicou dados sobre o aumento de 30% no número de acidentes de trabalho em 2022, em relação ao ano anterior.

No total, foram mais de 570 mil acidentes, muitos deles fatais, conforme os dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Já segundo o Ministério da Previdência Social, as quedas na execução dessas atividades estão entre umas das principais causas de acidente de trabalho. No entanto, muitos deles poderiam ser evitados adotando medidas de segurança, como o uso de cinto de segurança com o trava-quedas retrátil.

A importância do trava-quedas retrátil

Para eliminar, ou pelo menos minimizar os riscos para os trabalhadores em altura, estabeleceu-se a NR35 (Norma Regulamentadora do trabalho em altura).

Essa norma foi criada para estabelecer “os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade”.

Na NR35, está estabelecido o uso do trava-queda retrátil para proteção do trabalhador em altura. Além disso, pesquisas demonstram claramente que a melhor proteção contra queda na execução de atividades envolvendo carga e descarga de caminhões é o uso desse equipamento.

Mas como funciona o trava-quedas retrátil?

Ele é um dispositivo mecânico de segurança que é ativado por meio de travamento automático quando sofre um impacto, como em caso de quedas. Ele é utilizado para a ancoragem do cinto de segurança. E na outra extremidade pode ser fixado em cabos de aço ou em cordas.

Dessa forma, nos casos em que é necessário, por exemplo, o deslocamento horizontal do trabalhador sobre a carroceria do caminhão, podem ser utilizadas linhas de vida com trava-quedas retrátil.

Com o uso do trava-quedas é possível o deslocamento vertical e horizontal seguro, pois há o travamento automático do trabalhador em caso de queda.

Ficou claro a importância de adotar o uso do trava-quedas retrátil na execução dos serviços e carga e descarga de caminhões e outras atividades em altura, não é mesmo?

Portanto, com o uso desse EPI, a empresa estará não apenas cumprindo as exigências estabelecidas pelas normas regulamentadoras, mas também zelando pela saúde e segurança dos seus funcionários e da sua empresa.

Procure empresas e equipes especializadas 

Por determinação da NR35, as empresas que exercem atividades que colocam seus funcionários em atividade em altura, além do fornecimento de equipamentos de proteção, como o trava-quedas retrátil, ainda precisam fornecer especialização periódica à sua equipe.

Entretanto, ambas as determinações só são executadas de maneira assertiva quando trabalhamos com profissionais qualificados para tal. Por isso, é importante que a sua empresa se destaque atuando de forma preventiva, conscientizando-se sobre os perigos envolvidos na carga e descarga de caminhões.

Ao encontro dessas necessidades, a Corsul, empresa com mais de 30 anos de atuação e especialista em proteção e segurança no trabalho, possui uma equipe de especialistas que podem ajudar a sua empresa a analisar as atividades desenvolvidas e escolher os melhores equipamentos.

Além disso, a Corsul possui uma linha completa de trava-quedas retrátil da Hércules, marca de referência mundial em segurança de trabalho em altura.

Portanto, se a sua empresa trabalha com área de carga de caminhões, a Corsul tem os melhores equipamentos e especialistas para te atender.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

Fique atento às nossas redes sociais para conferir os melhores produtos de segurança no trabalho.

Corsul – O que fazemos envolve você

 

 

 

 

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite

Corsul - o que fazemos envolve você