Quais EPIs são indicados para proteção térmica?

02 dez
2020

Quais EPIs são indicados para proteção térmica?

02 dez
2020

O conforto térmico no ambiente laboral é um fator de extrema importância para o bem-estar e a integridade física do trabalhador. Além disso, trata-se de algo que impacta diretamente a produtividade, especialmente em indústrias do ramo alimentício e dos segmentos que envolvem solda, metalurgia e siderurgia. Os agentes térmicos são ainda citados na Norma Regulamentadora n.º 6 (NR 6), que dispõe sobre os Equipamentos de Proteção Individual, como um dos riscos que ameaçam a segurança no trabalho.

As consequências de expor os trabalhadores a temperaturas extremas – especialmente as altas – sem qualquer tipo de proteção envolvem o surgimento de problemas graves de saúde.  As altas temperaturas causam desidratação e prejudicam o funcionamento de diversos órgãos. Por exemplo, a perda de água reduz a pressão interna e exige que o coração bata rápido, o que favorece a ocorrência de ataques cardíacos.

Dependendo da intensidade, o calor pode também levar a fraqueza muscular, erupção de vesículas roxas na pele, câimbras, alucinações, desmaios e queimaduras de diferentes graus. Além disso, uma exposição a longo prazo a temperaturas elevadas pode trazer consequências ainda mais graves, que incluem a infertilidade masculina e até mesmo o desenvolvimento de cânceres.

Para evitar que esses problemas acometam os trabalhadores, são necessárias medidas de segurança adequadas, as quais passam necessariamente pelo uso de EPIs específicos para enfrentar as altas temperaturas. Pensando isso, neste post, apresentamos a linha de aluminizados da Hércules by Ansell, nossa parceira, especialmente desenvolvidos para proteger o corpo humano dos principais tipos de calor o calor radiante, o calor convectivo e o calor de contato.

Quer saber quais as diferenças entre eles? Então é só continuar a leitura que começamos por aí!

Primeiro, principais tipos de calor: calor radiante, convectivo de contato

Para entendermos mais a fundo, a proteção oferecida pelos EPIs da Hércules, trazemos uma rápida distinção entre o calor radiante, o calor convectivo e o calor de contato.

O calor radiante ocorre quando o corpo humano é exposto diretamente a uma fonte luminosa. A transferência de calor se dá por meio de ondas eletromagnéticas a altas temperatura. Esse tipo de calor é comum em atividades de tratamento térmico, enchimento de coquilhas, vazamento de panelas, exposição direta a materiais incandescentes e trabalhos com fornos, entre outros.

Já o calor convectivo ocorre quando há movimentação entre partículas ou fluídos que transferem a energia de um lugar para outro.  Esse tipo de calor ocorre, por exemplo, ao trabalharmos na proximidade de um forno de cozinha, onde o calor é carregado pelo ar. O corpo de maior temperatura (forno) transfere a sua energia para o de menor (ambiente circundante). Então, mesmo o trabalhador que não está em contato direto com a fonte de calor acaba sofrendo os efeitos da alta temperatura por meio do aquecimento do ar.

Por último, o calor de contato ocorre quando dois corpos entram em contato direto. O corpo de maior temperatura transfere calor para o de menor temperatura. Assim, há propagação de energia em virtude de agitação molecular. No ambiente laboral, esse é o caso, por exemplo, de atividades que envolvem o manuseio de peças aquecidas.

Como manter os trabalhadores protegidos desses tipos de calor? Confira a seguir a lista de produtos da Hércules especialmente desenhados para as altas temperaturas, devidamente certificados conforme as exigências do Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia), das ISO 11611 e 11612 e da EN 407:2004.

Avental aluminizado HJ52500CFT

Certificado de Aprovação (CA) 42.903 – linha Comfort

Da linha Comfort, este avental do tipo barbeiro é confeccionado em tecido aluminizado na parte externa, contando com alças em cadarço para ajuste da cintura e elástico nas costas, garantindo perfeito ajuste ao corpo. Devido ao seu tamanho, oferece proteção a tronco e membros superiores.

É indicado para atividades com aproximação ao calor radiante e a respingo de metal em fusão de até 1.400 °C.

 

Capa 7/8 aluminizada HJ54104CFT

Certificado de Aprovação (CA) 42.925 – linha Comfort

Com fechamento frontal através de velcro para uma proteção hermética, esta capa 7/8 protege contra agentes abrasivos, escoriastes e térmicos. Ideal para tarefas de fundições, para as indústrias metalúrgicas e de vidro, este EPI é confeccionado em tecido aluminizado sem forro e conta com mangas compridas com tiras ajustáveis em velcro.

Oferece proteção em atividades com aproximação ao calor radiante e a respingo de metal em fusão de até 1.400 °C, mantendo o tronco e membros superiores seguros com seu modelo 7/8, até a altura das coxas.

Perneira aluminizada HJ56002CFT

Certificado de Aprovação (CA) 42.923 – linha Comfort

Confeccionada em tecido aluminizado sem forro, esta perneira proporciona alta proteção contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos. Conta com fechamento lateral através de velcro, mantendo as pernas a salvo nas operações de soldagem e processos similares e nas indústrias metalúrgicas e de vidro.

Capuz de segurança HJ53700CFT

Certificado de Aprovação (CA) 43.298 – linha Comfort

Este capuz de segurança confeccionado em tecido aluminizado sem forro conta com carneira acoplada a uma máscara de celeron, presa ao capuz através de rebites metálicos recobertos internamente. Além disso, o visor é confeccionado em policarbonato verde escuro, preso ao conjunto por meio de abertura frontal para perfeito encaixe no capuz.

Protege o crânio e o pescoço contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos, especialmente os provenientes de operações de soldagem e processos similares nas indústrias metalúrgicas e de vidro.

Luva de aproximação HJ51320CF

Certificado de Aprovação (CA) 14.403

Esta luva de aproximação ao calor radiado é confeccionada em tecido para-armida carbono aluminizado (KCA), material muito resistente e leve. É ideal atividades nas quais haja necessidade de aproximação a fornos, outras formas de aproximação ao calor radiante e respingos de metal em fusão de até 1.400 °C.

No modelo cinco dedos, com forro térmico em tecido feltro agulhado e forro de contato em tecido malha de algodão, conta com costuras com linha de para-aramida.

Com a linha Comfort da Hércules, a sua equipe ficará protegida nas condições de temperatura mais extremas. Entre em contato com o nosso time e saiba mais sobre a linha Comfort da Hércules.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você