Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 34% dos acidentes de trabalho atingem dedos, mãos e punhos dos colaboradores. E as luvas de proteção vem para reduzir esses riscos durante as práticas laborais, já que a maioria dos trabalhos envolvem o uso das mãos.
No Brasil, existem 35 Normas Regulamentadoras (NRs) que dispõem regras sobre saúde e segurança no trabalho. E dentre elas, diversas indicam instruções sobre atividades específicas, mas a NR 06 é exclusiva sobre a orientação de uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo as luvas.
Por isso, vamos compartilhar aqui um pouco mais sobre os riscos que as luvas de proteção protegem no dia a dia de trabalhos dos colaboradores nas empresas. Confira.
Quais riscos as luvas de proteção evitam?
As luvas de proteção ganham destaque entre os EPIs como um item de grande importância na segurança do colaborador, por protegerem dedos, mãos e punho durante diversos tipos de atividades e frente a diversos riscos como:
- Abrasão e escoriações;
- Cortes e perfurações;
- Choques elétricos;
- Questões térmicas;
- Riscos químicos;
- Radiações ionizantes;
- Vibrações;
- Umidade por uso de água;
- Radiações ionizantes.
Por isso, é importante estar atento aos tipos de atividades a serem executadas e quais luvas são indicadas para cada atividade. Com o EPI adequado, o colaborador da sua empresa trabalha mais seguro e pode desempenhar as atividades preservando a saúde.
Aliás, zelar pela saúde e segurança dos colaboradores durante o horário de trabalho é de responsabilidade das empresas. Por isso, é importante identificar os equipamentos necessários para a proteção e fornecê-los para a sua equipe.
Evite erros na hora de comprar as luvas de proteção
Como já citamos aqui, há diversos tipos de riscos de trabalho para as mãos. Desta forma, é importante você estar atento a todos os que envolvem as atividades laborais da sua empresa e adquirir as luvas de proteção adequadas para a sua equipe.
Então, continue a leitura e confira os erros que a sua empresa não deve cometer!
Esquecer de olhar as especificações
Observe para qual atividade a luva é indicada nas especificações da embalagem. Lembre-se de ver as contraindicações também, para evitar que substâncias presentes no ambiente de trabalho interajam com o material e danifiquem ele. Afinal, é muito importante usar o EPI adequado para a função adequada, como especificam as NRs.
Não seguir as orientações de conservação
Todas as luvas de proteção indicam normas de conservação, até as descartáveis. Por isso, atente-se a isso para aproveitar a vida útil do equipamento. Afinal, quando falamos de luvas de serviços gerais, elas precisam seguir normas para garantir a proteção. Se usadas inadequadamente, podem ao invés de proteger até causar acidente de trabalho.
Usar luva danificada
Usar luvas danificadas colocam em risco a saúde e segurança do colaborador no ambiente de trabalho. Em laboratórios, permite o risco de contaminação. Em indústrias, pode permitir cortes, machucados, queimaduras e corrosão por produtos químicos. Então, é preciso estar atento à qualidade do produto desde a retirada do pacote para uso, caso não esteja em bom estado deve ser imediatamente substituída por outra.
Não trocar as luvas de proteção
Para as luvas descartáveis, como o nome já diz, o reaproveitamento coloca em risco a contaminação. Já para as luvas reutilizáveis, é preciso lembrar que essa palavra não significa que isso é “ao infinito e além”. Sempre é necessário avaliar as condições de uso, e seja por indicação de fabricante, NR ou avaliação de sujeira e resistência, é necessário trocar a luva seguindo esses critérios.
Tão importante quanto saber quando descartar as suas luvas de proteção é saber onde comprá-las. Por isso, confira essa dica!
Falou em Luvas de Proteção, falou de Corsul!
A Corsul possui mais de 30 anos de experiência no fornecimento de equipamentos de proteção e insumos para empresas de todo o Brasil. Trabalhamos com luvas de proteção da Ansell, grande destaque no segmento nacional pela entrega de EPIs de qualidade, com a proteção adequada e a durabilidade desejada.
Para mais instruções de uso correto de Luvas como EPIs para proteção das mãos, entre em contato com a Corsul.
Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Corsul – O que fazemos envolve você