Como desbastar peças metálicas melhorando acabamento e ganhando produtividade

26 nov
2020

No dicionário, “desbaste” é definido como “ato ou efeito de desbastar; de cortar, de tornar menos espesso”. No mercado metalúrgico, metalmecânico e náutico, o termo é um velho conhecido, pois constitui a base do trabalho em metais.

Existem várias técnicas para desbastar as peças metálicas, mas uma inovação em particular revolucionou a tecnologia de abrasivos. Trata-se da Precision Shaped Grain ou 3M PSG – em português, “Grãos Microrreplicados de Precisão”. Criada em pela 3M™, nossa parceira, esta tecnologia patenteada chegou ao Brasil em 2010 com os discos de fibra 982C. De lá pra cá, a linha de produtos que usam esta inovação vem crescendo cada vez mais.

Você provavelmente já ouviu falar de tal inovação, mas talvez ainda não conheça todos os seus benefícios. Pensando nisso, preparamos este post para apresentar as principais funcionalidades de produtos com esta tecnologia e mostrar por que o PSG™ verdadeiramente reinventou a indústria de abrasivos. Então, é só continuar a leitura para saber mais!

 

Benefícios do PSG

A 3M™ tem se destacado no desenvolvimento de produtos abrasivos de ponta que podem ser usados não só no processo de desbaste de soldas, mas na chanfradura e até mesmo no desbaste cilíndrico.

Uma das tecnologias de destaque nesse segmento são os já referidos grãos PSG™, os grãos microrreplicados de precisão. Na prática, à medida que são usados, eles geram arestas de corte mais eficiente – portanto, é como se os grão se autoafiassem: em vez de perderem o corte, durante a operação, eles ficam mais afiados. Isso faz com que estes abrasivos garantam um corte excepcionalmente rápido, com menos pressão e de modo uniforme, gerando menos calor na peça e durando muito mais que os abrasivos com grão convencional.

Podemos esquematizar assim os benefícios da tecnologia:

– Corte mais rápido e mais preciso;

– manutenção do corte por muito mais tempo, devido à capacidade de gerar arestas de corte mais eficiente.

– vida útil do disco significativamente maior, completando mais peças por disco e exigindo menos trocas;

– exigência de menos pressão e força do operador;

– diminuição significativa do cansaço do operador;

– aumento da produtividade em geral.

Em seguida, veremos as principais funcionalidades da Linha Cubitron II e de alguns de seus produtos que usam a tecnologia revolucionária do PSG™!

Linha Cubitron II Grão Mineral PSG

Os abrasivos da linha 3M™ Cubitron™ II operam com base na PSG™. Isso significa uma menor geração de calor e uma maior duração por contato dos referidos grãos cerâmicos microrreplicados.

À medida que o grão de formato triangular vai se desgastando durante o uso, ele se fratura continuamente para formar novas pontas e bordas que cortam o metal como uma faca. Isso, por sua vez, vai desgastando uniformemente a superfície do abrasivo, promovendo uma altíssima vida útil e consistência sob qualquer pressão de lixamento.

Os produtos Cubitron™ II trabalham de forma mais rápida e por muito mais tempo que os abrasivos convencionais. Nesta linha, estão incluídos correias, discos de fibra, flap disc, disco de corte e desbaste. Vejamos:

 

Disco Flap 967A Cubitron II

Os discos Flap 3M™ Cubitron™ II permitem ao operador realizar de forma mais rápida e fácil as mais variadas tarefas da produção, desde o desbaste à remoção de solda e polimento. Os discos em questão fazem o trabalho mais pesado ficar suave, uma vez que foram desenvolvidos para cortar com menos pressão e calor.

Eles contam ainda com aditivos refrigerantes em sua construção. Isso ajuda a manter a eficiência do corte em metais sensíveis ao calor. A tecnologia de grãos cerâmicos microrreplicados da 3M™ – o PSG™ – faz com a capacidade de corte seja sempre a mesma, com as arestas ganhando um corte mais eficiente. Por isso, o Disco Flap 967A dura muito mais tempo – quando os discos tradicionais já tiverem sido descartados, o Flap 967A ainda estará firme e forte na labuta!

Disco fibra 982C Cubitron II

O Disco de Fibra 982C 3M™ Cubitron™ II é utilizado com esmerilhadeira manual portátil (pneumáticas ou elétricas), oferecendo um corte mais rápido e uma maior durabilidade do que os abrasivos de aluminazircônia (AZ) e de cerâmica convencionais, precisamente devido à tecnologia PSG™.

O Grade 3M™ Precision Shaped Grain, de formato triangular, dura até duas vezes mais do que outros abrasivos cerâmicos e gera até o dobro da taxa de corte, da durabilidade e da vida útil, quando comparado a outros discos de fibra. O suporte de fibra rígido e uma forte ligação da resina proporcionam durabilidade e resistência ao rasgo para as aplicações mais pesadas.

Isso tudo significa menos fadiga para o operador, mais rendimento e mais peças por disco ao lidar com aplicações de esmerilhamento portátil. O Disco de Fibra 982C 3M™ Cubitron™ II pode ser usado na remoção de solda, nivelamento de flanges, deformações de superfície, amassados, limpeza de superfícies, rebarbações, aplicações em ferramentaria, desbaste bem pesado em MRO, entre outras tarefas.

Hookit 775L Cubitron II

Os Discos de Lixa 3M™ Hookit™ Cubitron™ II 775L são desenvolvidos com costado de filme poliéster para lixadeiras roto-orbitais. São ideais para processos que exigem a combinação de elevado poder de remoção com uniformidade de acabamento – lixamento de chapas metálicas e de fibra de vidro, gelcoat e remoção de tintas e primers em geral. Mais uma vez essas características são permitidas graças ao emprego da tecnologia PSG™.

Fabricado com costado de filme que propicia grande resistência às operações em grãos grossos, os discos Hookit™ têm alta durabilidade e um acabamento muito consistente, reduzindo o tempo de trabalho e tornando o lixamento muito mais fácil. São excelentes para aplicações de alta produção nos quais o lixamento mais agressivo é requerido.

 

Correias Cubitron II

As Correias de Lixa 3M™ Cubitron™ II (984F, 784F, 967A, 947A e 723D) permitem uma produtividade muito acima da média e são a escolha certa para inúmeros tipos de aplicações – das aplicações robotizadas a lixadeiras de roda de contato, de lixadeiras centerless a qualquer outro tipo de lixamento em que seja necessária uma boa correia de lixa para renovar os mais difíceis materiais.

Elas geram menos calor do que os abrasivos convencionais; diminuindo assim, a possibilidade de causar dano metalúrgico na peça processada. Podem ser usadas em metais sensíveis ao calor, pois eles permanecerão com temperatura mais baixa durante o processo de lixamento, resultando em menos retrabalho e menores perdas. Os equipamentos usados passam a funcionar com mais eficiência e com menor número de set ups.

Os produtos com a tecnologia PSG™ mostram como a Ciência, quando aplicada corretamente, torna a vida mais fácil, melhor e mais segura para todos. Você pode adquirir os produtos da 3M apresentados neste post em uma das filiais da Corsul ou fazer seu orçamento online agora mesmo clicando aqui.

Como referência no fornecimento de equipamentos de segurança, a Corsul  combina os melhores produtos disponíveis no mercado com um serviço ótimo de atendimento.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você