Calçados: cuidados a se ter em ambientes escorregadios

12 jul
2021

Diariamente, no Brasil, são registrados acidentes envolvendo diversos tipos de quedas, com diferentes níveis de gravidades. Essas ocorrências podem estar relacionadas a inúmeros fatores, como desníveis, falta de sinalização ou características da superfície do local de trabalho.

Esse último fator leva a um tipo de queda mais comum, classificada como “queda da própria altura”, aquela que ocorre no mesmo nível em que a vítima se encontra, geralmente após tropeços ou um escorregão. O aspecto geralmente não-fatal desse tipo de acidentes faz com que faltem dados no nosso país acerca dos reais números dessas ocorrências.

Mas, para termos uma ideia, na União Europeia, as quedas da própria altura causaram, entre janeiro de 2017 e outubro de 2018, acidentes resultaram em 31% do total de afastamentos laborais por até sete dias (fonte: https://bit.ly/3bkwUGW). No Brasil, especialistas estimam que esse tipo de acidente é responsável por cerca de 15 dias de trabalho perdido, para já não falar das despesas com indenizações trabalhistas.

 

No local de trabalho, as superfícies podem estar escorregadias apenas temporariamente, em virtude de limpezas, manutenções, derramamento de determinados líquidos etc., ou alternativamente essa pode ser uma caraterística permanente de vários ambientes, como os da indústria frigorífica ou laticínia ou dos segmentos de saúde, alimentação, hotelaria ou serviços.

Seja qual for o caso, o importante é que a maioria de tais lesões é totalmente evitável desde que o trabalhador possa contar com equipamentos de segurança individual (EPIs) adequados. Essa ação, atrelada a outras medidas como treinamento e sinalização adequada, preserva a saúde dos funcionários e garante a produtividade da empresa.

Pensando nisso, a MOOV, nossa parceira e marca da Brazil Safety Brands (BSB), considerada uma das maiores empresas da América Latina em produção e comercialização de EPIs, lançou uma linha de calçados antiderrapantes, produzidos com tecnologias inovadoras que fazem deles os únicos resistentes à esterilização em autoclave.

 

No post de hoje, trazemos a você as principais características dos modelos dessa linha. Quer saber por que eles são a melhor opção de EPIs do gênero disponível no mercado? Vem com a gente!

 

Ciência e tecnologia a serviço da segurança

Com design moderno e mais esportivo, os calçados antiderrapantes da MOOV têm solado antiderrapante 100% borracha e são produzidos em Polimérico Termoplástico Expandido (TPR-EXP). Trata-se de um avançado composto de termoplásticos que garante impermeabilidade e flexibilidade, ao mesmo tempo em que faz com que o calçado se adapte perfeitamente ao pé do usuário, como se fosse uma meia! Assim, cria-se uma sensação de “extensão do próprio corpo”, garantindo excepcional conforto e segurança ao caminhar.

Sem carga e sem contaminantes, a tecnologia Grip 360 presentes em todos os modelos garante proteção em 360 ºC, com suas microarranhuras transversais, que fazem com que os fluidos escorram instantaneamente ao toque, eliminando qualquer película causadora de atrito. Essa tecnologia resulta também em um equipamento muito resistente ao descolamento, devido ao sistema de colagem a quente do solado ao cabedal, proporcionando ainda resistência química a hidrocarbonetos, ácidos diluídos em água, óleos, gorduras e lauril – sulfato de sódio.

Os calçados MOOV são fáceis de higienizar e são os únicos do mercado resistentes à esterilização em autoclave, aquela realizada por meio do calor saturado (úmido) sob pressão. Os diferentes modelos da linha estão disponíveis da numeração 33 à 40, possuem Certificado de Aprovação (C. A.) e são indicados para profissionais que atuam em diversos setores, de laboratórios e hospitais à indústria frigorífera e alimentícia.

 

Vejamos as principais características dos três modelos da linha.

 

SGrip: mais amortecimento aos pés

C.A. n.º 38590

 

Imagem1 1

O modelo SGrip conta com duas bolsas de ar no solado – uma na parte traseira e outra na dianteira. Isso garante mais conforto ao trabalhador e maior amortecimento na planta do pé e na área do calcanhar. Por isso, é ideal para quem fica muito tempo em pé durante sua jornada de trabalho.

Sendo de 100% borracha com microporos que atuam como sistema de ventosa, o calçado tem formato anatômico, é confeccionado em TPR-EXP com densidade em torno de 0,50g/cm³, acabamento fosco e dureza de 50shore. A palmilha é confeccionada em EVA de alta densidade, revestido com tecido antialérgico e antimicrobiano.

Disponível em acabamento fosco nas cores preto, branco e azul marinho.

 

Iate: segurança e design único

C.A. n.º 38590

 

Imagem2 1

Este calçado ocupacional é confeccionado em TPR-EXP, com solado 100% borracha, características antiderrapantes e maior área de atrito entre o solado e a superfície, sendo resistente ao escorregamento em pisos lisos, molhados e derrapantes.   

Mais esportivo e despojado, o modelo é ideal para quem busca conforto e proteção, contando com palmilha antimicrobiana e tecnologia Grip 360 e TPR-EXP com densidade em torno de 0,50g/cm³.

Disponível nas cores preto, branco e azul marinho.

 

Femme: menos fadiga muscular

C.A. n.º 43953

 

Imagem3

Flexível, macio e fácil de limpar, o modelo Femme é antiderrapante e impermeável, sendo ideal para quem trabalha em pisos escorregadios e úmidos.

Único no mercado, o BSB System proporciona mais conforto e menos fadiga muscular, devido à absorção de impactos na área do calcanhar.

O acabamento espelhado e a dureza de 50shore garantem superior resistência física a este calçado. A palmilha é confeccionada em EVA de alta densidade, revestido na parte superior de tecido antialérgico e antimicrobiano.

Disponível nas cores preto, branco, azul marinho, nude, café, cereja, rosa e vermelho.

A BSB conta ainda com as botas Ecoboots da linha Polytech. Elas garantem agilidade nas tarefas diárias, mantendo o conforto e a proteção necessários ao bom desempenho das atividades laborais mais complexas.

 

Quer adquirir esse ou os demais equipamentos da MOOV apresentados neste post?

 

A proteção que a sua equipe merece você encontra na  Corsul! Para um orçamento personalizado às suas necessidades, entre em contato conosco clicando aqui.

Bom, por hoje, é tudo. Acompanhe os nossos próximos posts voltados à segurança do trabalho: basta curtir a nossa página no Facebook ou seguir a gente no Instagram.

 

Até o próximo post!

 

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Corsul - o que fazemos envolve você