Conheça os 5 principais EPIs utilizados na indústria

30 jan
2023

Todos os anos contabilizam-se milhares de acidentes de trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 100% dos casos de acidente de trabalho poderiam ser evitados com o uso de EPIs. E entre alguns segmentos em destaque nesse ranking, estão as indústrias.

As Normas Regulamentadoras (NRs) ditam as regras de segurança do trabalho no Brasil. Por aqui, a realidade não é tão diferente das relatadas no restante do mundo.

A maioria dos acidentes ocorre por causa da imprudência, desde a ausência até o uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Então, faça a diferença no seu negócio. Foque na saúde e segurança dos colaboradores para otimizar os resultados das suas equipes. Confira agora alguns dos EPIs mais utilizados na área industrial!

 

Indústria: os 5 EPIs mais utilizados pelas equipes

Zelar pela segurança dos colaboradores da sua empresa é mais do que uma obrigação. Investir nessa prática gera redução nos acidentes e maior produtividade ao seu negócio. Afinal, um dos maiores ativos no ambiente de trabalho são as pessoas. Elas que possuem conhecimento e prática para fazer as atividades acontecerem.

Imagine só perder o seu melhor colaborador para um acidente de trabalho. Isso é uma negligência inaceitável, já que com isso uma família e o seu negócio saem perdendo. Então, invista em proteção e conheça os EPIs que não podem faltar na sua indústria.

 

1.   Capacetes

Talvez um dos itens mais lembrados quando o assunto é segurança no trabalho. O capacete é uma peça que ilustra diversos informativos e campanhas internas em várias empresas. Este é um EPI indispensável em locais com risco de queda, seja ela de materiais ou do próprio colaborador.

Os capacetes protegem, principalmente, a cabeça e pescoço, mas também auxiliam na proteção dos ombros contra os choques elétricos, perfurações e impactos.

 

2.   Luvas

As mãos e os dedos estão entre os locais mais atingidos por acidentes de trabalho. Isso acontece por conta de a maioria das atividades laborais serem executadas total ou parcialmente com o uso das mãos.

Por isso, as luvas são EPIs indispensáveis quando são executadas atividades com exposição de risco ao fogo/calor, frio, impactos, materiais cortantes, agentes químicos ou biológicos.

diversos tipos de luvas no mercado, fabricadas com diferentes materiais para poder proteger as pessoas diante dos diversos riscos no trabalho.

 

3.   Calçados

Os calçados de proteção são EPIs essenciais durante a jornada de trabalho na indústria. Nesse ramo de atividade, os pés podem ficar expostos a diferentes riscos, como calor/fogo, frio e agentes químicos ou biológicos. Assim como a impactos, esmagamento e queda de materiais pontiagudos ou perfurantes, por exemplo.

Acidentes envolvendo os pés podem comprometer não apenas o trabalho, mas também a mobilidade e a vida de um colaborador. Então, investir em calçados adequados de proteção é garantir as condições necessárias para que o trabalho seja executado de forma segura na sua empresa.

 

4.   Protetor auricular

Ruídos acima de 85 decibéis (dB) são considerados prejudiciais para a saúde auditiva. Por isso, exigem tempo de exposição controlado. Além disso, a NR 15 determina que acima destes níveis considerados aceitáveis, o empregador precisa adotar medidas para a segurança do colaborador.

Dentre algumas delas estão o uso de protetores auriculares e controle periódico da saúde auditiva dos colaboradores. Outro ponto muito importante é saber que há diferentes tipos de protetores para os diferentes tipos de intensidade de ruído.

É preciso primeiro identificar o nível exato de ruído no ambiente de trabalho para então escolher a opção adequada de proteção.

 

5.   Viseira ou óculos de proteção

As viseiras e óculos de proteção são EPIs que protegem a saúde dos olhos no ambiente de trabalho. Alguns dos principais riscos são as fagulhas da área de serralheria e solda, calor, poeira, micropartículas de impacto, agentes químicos ou biológicos, entre outros.

Sabe-se que os olhos são áreas muito sensíveis e merecem atenção e cuidado redobrados. Afinal, são eles que permitem que os colaboradores visualizem o trabalho e sua execução. Por isso, investir em EPIs é sempre a melhor solução.

 

6.   Bônus: Máscaras de proteção

Principalmente nos últimos anos, as máscaras de proteção foram lembradas como um EPI de saúde e segurança mundial. No entanto, nas áreas de trabalho elas já são conhecidas pelos seus efeitos e resultados comprovados.

Na indústria, ela é um EPI que protege contra riscos biológicos ou químicos, calor, fumaça e frio, entre outros. Por isso, avalie o seu ambiente trabalho, identifique os riscos e invista na proteção adequada da sua equipe com os EPIs da Corsul.

 

Na Corsul você encontra EPIs para a sua indústria

A Corsul tem uma vasta experiência na área industrial, fornecendo equipamentos de segurança e insumos para as atividades de trabalho.

Aqui você encontra as melhores marcas de EPIs, que aliam alta tecnologia, qualidade, segurança, durabilidade e conforto aos trabalhadores.

Conheça a nossa linha completa de máscaras de proteção, protetores auriculares, óculos e viseiras, capacetes, luvas e botas.

Gostou dessas dicas? Então, entre em contato com a Corsul e garanta os EPIs ideais para a sua empresa.

Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você

 

 

 

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite

Corsul - o que fazemos envolve você