Na indústria automotiva, o trabalhador se depara com riscos ocupacionais específicos – ele tem que se mover em um espaço muitas vezes confinado, lidar com tintas, solventes e jateamento, realizar operações de corte ou solda e proceder ao manuseio de peças de diversos tamanhos, pesos e formatos. Essas diversas tarefas inerentes ao setor precisam ser executadas sempre de maneira segura e confortável, mas mantendo os níveis de produtividade esperados.
Uma parte do corpo do trabalhador da indústria automotiva que merece especial atenção são as mãos, porque elas estão sujeitas a mais acidentes. Essa não é, aliás, uma particularidade apenas da fabricação de carros. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), elaborado pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, 35% dos acidentes ocupacionais registrados no Brasil acometem os membros superiores. Destes, 60% atingem mãos, dedos e punhos. Ao todo, cerca de 250 mil acidentes de trabalho com as mãos são registrados anualmente no Brasil e a maior parte deles (cerca de 54%) deixa as vítimas incapacitadas.
Por exemplo, na indústria automotiva, durante o processo de pintura, as mãos do trabalhador estão em contato com tintas, vernizes e outros produtos potencialmente tóxicos ou nocivos e sujeitas dermatites, alergias e contaminações químicas ou biológicas de maior ou menor gravidade. No setor de funilaria, sobretudo ao realizar operações de corte ou solda, as mãos ficam sujeitas a escoriações, a ferimentos e a queimaduras. No manuseio de peças diversas, com movimentos de pinça e de preensão, uma pegada escorregadia pode levar a quedas e a acidentes mecânicos envolvendo outras partes do corpo, como o pé.
As mãos dos trabalhadores automotivos são, portanto, particularmente importantes em diversas funções. Além dessa serventia laboral, elas cumprem inúmeras tarefas no nosso dia a dia – por isso mesmo, alguns especialistas as consideram tão importante quanto o próprio cérebro. Assim, incapacitar os membros superiores significa não só impossibilitar o trabalhador para realizar as atividades na fábrica, mas também fora dela. Por isso, é essencial que haja um uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os membros superiores e para as mãos em particular. Tais equipamentos podem ajudar evitar ou atenuar a gravidade de acidentes de trabalho, quando conjugados com a obediência às normas de segurança.
Pensando nessa importância, no post de hoje, apresentamos cinco luvas essenciais para a proteção individual das mãos totalmente adaptados para a indústria automotiva. Desenvolvidas pela Ansell, todas apresentam Certificado de Aprovação (CA) de Equipamento de Proteção Individual emitido pela Secretaria de Trabalho (Ministério da Economia). Vem conferir!
HyFlex® 11-840
A luva industrial HyFlex® 11-840 da Ansell é um equipamento de alta durabilidade, para uso prolongado mesmo em aplicações abrasivas. Ideal para manuseio em geral, montagem de peças pequenas, seleção e aperto de componentes e sistemas de ajuste e aparafusamento.
CA: 33.392
Principais características:
– A HyFlex® 11-840 tem revestimento em espuma de nitrilo, exclusivo da Ansell. Ele garante 20% mais porosidade do que outras fórmulas. Por isso, esta luva deixa as mãos mais frescas, mais secas e com menos transpiração.
– Com um design mais ergonômico, a HyFlex® 11-840 adapta-se à palma da mão como uma segunda pele, garantindo destreza durante a execução das tarefas diversas na indústria automotiva, além de maior conforto e tatibilidade. O tricô otimizado, presente na base e no dedo mínimo, nas pontas dos dedos e na palma da mão, adapta-se aos contornos naturais do usuário.
– A HyFlex® 11-840 não contém silicone, assim não apresenta risco de transferências de contaminantes de silicone para peças de metal antes da pintura.
HyFlex® 11-818
A luva profissional HyFlex® 11-818 da Ansell é 15% mais leve e proporciona maior conforto e sensibilidade tátil. Ela pode ser usada em inúmeras tarefas, como carregamento de peças e realização de carga e descarga.
CA: 33.395
Principais características:
– A HyFlex® 11-818 conta com um forro macio e confortável de nylon e elastano, com 18 pontos por polegada. Essa estrutura proporciona uma sensação confortável de “segunda pele”.
– A tecnologia de conforto ZONZ™ faz com que as costuras na ponta dos dedos e na palma da mão adaptem-se aos contornos naturais da mão humana.
– O revestimento de espuma de nitrilo ultrafina FORTIX™, com apenas 0,7 mm, proporciona pega aprimorada nos ambientes secos da indústria automotiva. A durabilidade é duas vezes maior do que outros revestimentos equivalentes. Além disso, a espuma de nitrilo é 20% mais respirável do que outras formulações. As mãos ficam mais frescas e mais secas.
– Pode ser higienizada para remoção de sujeiras, vírus e bactérias, garantindo mais segurança e saúde ao usuário.
– Alto grau de proteção contra abrasão.
HyFlex® 11-751
Luva de resistência a cortes Nível 5, a HyFlex® 11-751 oferece altos níveis de resistência ao corte, ao mesmo tempo em que protege contra abrasivos para uso prolongado. Pode ser usada, por exemplo, na montagem de assentos e demais estruturas na indústria automotiva.
CA: 40.009
Principais características:
– Em conformidade com as normas EN 420 (requisitos gerais) e EN 388 (riscos mecânicos) e certificada pela Centexbel, a HyFlex® 11-751 conta com a tecnologia Intercept™, que oferece um alto nível de proteção contra cortes.
– Com um design que oculta a sujeira, está apta para o uso prolongado, oferecendo conforto e destreza excelentes. O seu forro é leve e flexível.
– Conta com revestimento em poliuretano de alta durabilidade, além de níveis aumentados de resistência à abrasão, com revestimento de poliuretano de alta durabilidade.
AlphaTec® Solvex® 37-175
A AlphaTec® Solvex® 37-175 é uma luva extremamente versátil, que oferece proteção contra mais de 15 mil produtos químicos – isso tudo sem inchar, sem se enfraquecer ou se deteriorar e sem provocar dermatites de contato. É ideal para o uso durante o manuseio de peças de metal, de ferramentas ou de robôs de pintura ou limpeza, além do reparo e manutenção de equipamentos e enchimento e da mistura e carga de matérias-primas.
CA: 12.705
Principais características:
– A AlphaTec® Solvex® 37-175 combina robustez com resistência e protege as mãos dos trabalhadores da exposição a uma imensa variedade de produtos químicos perigosos usados na indústria automotiva.
– Composta por nitrilo de alto desempenho, esta luva oferece uma excepcional combinação de solidez e resistência a produtos químicos, sendo adequada tanto em ambientes de trabalho úmidos quanto secos.
– Protege ainda contra farpas, abrasão e perfuração, ao mesmo tempo em que é ergonômica e flexível, proporcionando destreza e conforto ao usuário.
EDGE® 48-929
Com excelente custo-benefício, a EDGE® 48-929 oferece resistência ao corte e excelente aderência e repelência ao óleo. É ideal para tarefas como montagem de peças, manuseio de placas de vidro e objetos de arestas afiadas ou de materiais ásperos.
CA: 42.957
Principais características:
– A EDGE® 48-929 está em conformidade com as normas EN 420 (Requisitos gerais) e EN 388 (Riscos mecânicos).
– Apresenta tripla função: resistência ao corte e à abrasão, aderência e repelência ao óleo.
– Conta com camada dupla de revestimento nitrílico para manter as mãos secas e confortáveis durante o manuseio de peças e ferramentas oleosas na indústria automotiva.
– O seu punho tricotado elástico garante um ajuste perfeito e ergonômico à mão e punho do trabalhador, proporcionando mais segurança.
Totalmente adaptadas às necessidades da indústria automotiva, estas cinco luvas da Ansell unem ergonomia, conforto, tato e segurança. Para adquirir qualquer uma delas, basta entrar em contato com a Corsul ou fazer seu orçamento online agora mesmo clicando aqui.
Até o próximo post!