Para atuar de maneira eficiente no setor automotivo é necessário que os equipamentos de proteção individual, além da proteção individual do profissional, gerem um bom desempenho e tenham ergonomia, principalmente quando falamos de luvas.
Afinal, as mãos dos trabalhadores deste setor exercem o principal papel no desenrolar das atividades.
Por isso, as luvas precisam ter ergonomia, bom desempenho, ter uma boa manutenção e serem utilizadas da maneira adequada.
Uso de luvas no setor automotivo
As luvas devem obrigatoriamente ser utilizadas em diversas fases do trabalho no setor automotivo, por exemplo, para montagem e desmontagem de veículos, lavagem e desengraxe de peças, no corte ou soldagem de peças e componentes, entre outros.
A Norma Regulamentadora 6 (NR-6) afirma que os membros superiores do trabalhador devem estar protegidos no desempenho da função em empresas automotivas.
Esse setor de serviço possui essencialmente atividades manuais, por isso o uso da luva é obrigatório e imprescindível para a segurança do trabalhador. Dessa forma, as empresas são obrigadas a fornecer este equipamento e os funcionários são obrigados a usar, correndo o risco de sanção.
Muitos profissionais do setor automotivo se negam a usar as luvas de segurança pois acham que elas dificultam o manuseio das peças. Mas isso somente acontece no caso de luvas que não proporcionam ergonomia e desempenho.
Ou seja, se as luvas não forem adequadas, e não possuírem desempenho e ergonomia, elas impedirão a habilidade e destreza manual do profissional, principalmente quando ele precisar manusear peças pequenas.
Grande parte deste receio em usar luvas vem de antigas concepções tanto culturais, de que, por exemplo, usar luvas era “frescura”, quanto da falta de tecnologia dos materiais mais antigos.
Em tempos anteriores, as luvas automotivas eram grossas, esquentavam muito as mãos, impediam o movimento dos dedos e a sensibilidade do toque. Ou seja, não tinham bom desempenho, nem ergonomia.
Entretanto, atualmente, existem luvas com a aplicação de excelente tecnologia. São confeccionadas com materiais que permitem a respirabilidade das mãos, a sensibilidade tátil, são de fáceis manutenção e extremamente seguras para o profissional.
Por isso é imprescindível escolher as melhores luvas para o setor automotivo.
Precauções ao se usar luvas
O profissional do setor automotivo deve ter alguns cuidados no uso das luvas para que o equipamento não perca o desempenho.
Primeiro, ao vestir as luvas é sempre importante lavar bem as mãos. Isso prolonga a vida útil do EPI, reduz o odor que pode ser provocado pelo uso prolongado, e também evita o aparecimento de dermatites.
Ao retirar as luvas, se elas estiverem sujas, evite tocá-las na retirada do equipamento. Comece puxando pelas pontas dos dedos e depois segure pela parte interna do pulso.
Guarde as luvas em lugares ventilados. E quando for higienizá-las, use produtos neutros e seque à sombra.
Esses cuidados são necessários tanto para a proteção do trabalhador, quanto para que o equipamento não perca suas características.
As melhores luvas para o setor automotivo
Em empresas do setor automotivo, as luvas a serem utilizadas devem ter bom desempenho, ser de excelente qualidade, fornecer ergonomia, devem proteger as mãos dos trabalhadores contra agentes escoriantes ou abrasivos, agentes perfurantes e/ou cortantes e agentes químicos (como, por exemplo, óleo automotivo).
Em vista disso, a Ansell desenvolveu dois modelos de luvas que são a solução ideal para empresas do setor automotivo que buscam utilizar EPIs com bom desempenho e ergonomia, a luva Hyflex 11-727 e a Hyflex 11-840.
Hyflex 11-727
Essa luva apresenta como principais benefícios a proteção contra abrasão nível 4, o que a faz ter maior durabilidade.
Ela proporciona excelente ergonomia, pois é feita com tecido ultraleve e sob medida. Assim, a luva Hyflex 11-727 ajusta-se perfeitamente às mãos, gerando sensação de conforto.
Ainda pensando em ergonomia, ela possui forro macio, sem costuras e ultraleve, permitindo que as mãos respirem e fiquem sempre frescas e secas.
Isso gera maior flexibilidade e maior sensibilidade para os dedos, melhorando consideravelmente o seu desempenho e resistência a cortes.
As luvas Hyflex 11-727 são feitas com revestimento em poliuretano, o que gera conforto. Elas têm boa aderência no desenvolvimento de trabalhos com peças secas ou ligeiramente oleosas.
Portanto, são ideais para manuseio de painéis e chapas de metal, peças afiadas e ásperas, aplicação de acabamentos, montagem final, manutenções, entre outros.
Hyflex 11-840
Essa luva tem uma excelente proteção contra abrasão, o que permite o seu uso prolongado em atividades abrasivas. Além disso, são extremamente duráveis.
Elas possuem duas vezes mais aderência em ambientes secos e são livres de silicone, o que impede a transferências de contaminantes ao profissional lidar com peças metálicas.
Quanto à ergonomia, as luvas Hyflex 11-840 oferecem muito conforto com uma confecção planejada para gerar respirabilidade das mãos, amplitude de movimentos e adaptabilidade aos contornos naturais da mão.
Ela possui revestimento em nitrilo, não possui DMF e cumpre todas as exigências técnicas de segurança e desempenho.
A luva Hyflex 11-840 é ideal para montagem de peças pequenas, manuseio em geral e de matéria-prima, escolha e aperto de componentes e sistemas de ajuste e aparafusamento.
Considerando tudo o que foi apresentado até aqui, podemos destacar que as luvas de proteção da Ansell são as mais indicadas para o setor automotivo. São fabricadas com materiais que proporcionam segurança, desempenho e ergonomia.
Além disso, cumprem todas as exigências técnicas, oferecendo muitos benefícios para a segurança e o conforto dos trabalhadores.
As luvas da Ansell podem ser encontradas na Corsul. Procure um dos nossos especialistas e conheça a excelência dessas luvas.